Chuva frequente alerta para risco de deslizamentos em Blumenau

Dos últimos 40 dias, 32 foram de tempo fechado na cidade

Chuva frequente alerta para risco de deslizamentos em Blumenau

Dos últimos 40 dias, 32 foram de tempo fechado na cidade

Bianca Bertoli

Em 32 dos últimos 40 dias choveu em Blumenau. A situação mobiliza a Defesa Civil da cidade, que monitora os locais de maior risco de deslizamentos. Com tanta água, o solo está encharcado.

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu um alerta sobre riscos de temporais em todas as regiões do estado entre esta quarta-feira e a tarde de quinta, dias 31 e 1º. No município, há chances do fenômeno acontecer na madrugada desta quinta, de forma isolada com rajadas fortes e momentâneas de vento e chuva intensa em curto período de tempo.

A chuva já cai de maneira isolada e em alguns momentos com trovoadas. Segundo a meteorologista do AlertaBlu, Taciana Weber, não deve haver enxurradas. Nas últimas 12 horas a chuva acumulou dois milímetros no município. A preocupação principal é com o solo.

“Nós queremos lembrar as pessoas sobre as providências que devem tomar quando chove assim por muito tempo: fazer a canalização de água das suas casas, dos seus terrenos, limpar as drenagens, ter o cuidado com movimentação de vegetação, de árvore… Qualquer indício estranho, acione a Defesa Civil”, pede o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Menestrina.

Ele explica que o trabalho de monitoramento das equipes ocorre com base nas atualizações meteorológicas do AlertaBlu. Desde esta manhã, os profissionais dão mais atenção à região dos bairros Velha e Água Verde, onde a chuva é mais intensa.

O tempo deve melhorar apenas no fim desta quinta-feira. Segundo a meteorologista da Epagri/Ciram, Marilene de Lima, o sol pode aparecer na sexta-feira, 2, mas no sábado, 3, a chuva volta a prevalecer.

É da Epagri/Ciram a previsão de que a região deve cumular, até esta quinta, 50 milímetros de chuva. Taciana não confirma o número, mas acredita que a quantidade será significativa, porém bem distribuída pelas regiões.

O telefone da Defesa Civil é o 199.

Mais notícias de Blumenau

Homem pede comida e depois assalta padaria de Blumenau

Jovem fica gravemente ferido após levar tiros, em Blumenau

Justiça mantém ex-namorado de Bianca Wachholz preso e confirma acusações para júri popular

Detran anuncia leilão de carros, motos e sucatas em Blumenau

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo