Com alerta para variante ômicron, governo proíbe eventos ao ar livre com aglomeração em SC

Estabelecimentos devem seguir protocolo de Evento Seguro

Com alerta para variante ômicron, governo proíbe eventos ao ar livre com aglomeração em SC

Estabelecimentos devem seguir protocolo de Evento Seguro

Redação

Uma nova portaria do governo estadual divulgada nesta terça-feira, 30, proíbe eventos ao ar livre que provoquem aglomeração em Santa Catarina. A regra surge após um alerta para a nova variante do coronavírus, a ômicron. Dois casos foram confirmados preliminarmente no Brasil, segundo a Anvisa.

Conforme o governo, a portaria 1035 vem para ampliar os cuidados frente à ômicron. Com isso, os estabelecimentos e organizações que promovem eventos devem seguir o protocolo Evento Seguro e divulgar amplamente as medidas preventivas à Covid-19 em todos os canais de comunicação.

O protocolo Evento Seguro foi regulamentado pelo decreto estadual 1371 e dispõe sobre eventos de grande porte, que comportem mais de 500 pessoas.

Porém, a nova portaria proíbe a realização de shows, festivais, apresentações musicais e demais eventos públicos de grande porte ao ar livre que provoquem aglomerações ou que tenham estimativa de participação de mais de 500 pessoas e não apresentem condições de implantar pontos de controle de acesso ao público para cumprimento do Evento Seguro.

Confira as regras que devem ser divulgadas pelos organizadores de eventos:

– uso obrigatório de máscara;
– pessoas com 18 anos ou mais de idade, exigência de apresentação de comprovante de vacinação completa contra Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR nas últimas 72 horas ou de Pesquisa de Antígeno para SARS-Cov-2 nas últimas 48 horas;
– pessoas de 12 a 17 anos de idade, exigência de apresentação de comprovante de vacinação com registro de pelo menos uma dose de vacina contra a Covid-19 ou laudo contendo resultado “negativo, não reagente ou não detectado” de exame RT-qPCR;
– para crianças menores de 12 anos de idade não será exigido comprovante de vacinação ou testagem, desde que estejam acompanhadas de pais ou responsáveis, permanecendo em espaços sem aglomeração.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo