Com mais de 77% dos votos, Porto Belo elege Joel como novo prefeito

Segundo lugar fez menos de 12% dos votos

Este domingo, 5, foi o dia em que Porto Belo passou por uma nova eleição de prefeito e vice-prefeito, após os eleitos em 2020 decidirem renunciar aos cargos. A população elegeu, com 77,58% dos votos os candidatos do MDB e PP, Joel Orlando Lucinda como prefeito e Ailto Neckel como vice.

Eles, que até então eram vereadores da cidade, receberam 6.076 votos dos 14,7 mil eleitores aptos a participar desta eleição. Os demais candidatos ao cargo conquistaram menos de mil votos. O candidato David Jordelino da Silva (PRTB) fez 910, o que representou 11,62% dos votos válidos, e Rosaura Rodrigues (PT) fez 846, o equivalente a 10,80%.

Foram registrados 3,61% (306) votos em branco e 4,02% (341) votos nulos. O número de abstenção, 6.312, foi maior do que de votos recebidos pelos candidatos eleitos.

Novos mandatos

Além de Porto Belo, a cidade Presidente Castello Branco, do Oeste Catarinense, também teve uma nova eleição de prefeito e vice-prefeito neste domingo. Assim como na cidade do Vale do Itajaí, os eleitores optaram pela candidata do MDB.

A prefeita eleita, Neiva Kleemann Tonielo (MDB) conquistou 57,11% (803) dos votos válidos. Em Presidente Castello Branco haviam 1.491 eleitores aptos.

A nova eleição foi necessária após Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SC) cassar os, então, prefeito vice-prefeito, Tarcilio Secco e Ademir Pedro Tonielo. Eles foram condenados por terem ofertado dinheiro para que eleitores não fossem às urnas em 2020.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo