Com recorde de 547 novos casos de Covid-19, Blumenau retoma força-tarefa

Confira números desta sexta-feira

Com recorde de 547 novos casos de Covid-19, Blumenau retoma força-tarefa

Confira números desta sexta-feira

Redação

Nesta sexta-feira, 20, Blumenau registrou 547 novos casos de Covid-19 e um óbito em decorrência da doença. O homem de 71 anos estava na UTI desde quarta-feira. De acordo com a prefeitura, ele era portador de comorbidades.

Este é o terceiro dia em que a cidade alcança números que não haviam sido registrados até essa semana. Ao todo, 21.189 blumenauenses já foram infectados pelo vírus. Atualmente, 3.870 pacientes estão em tratamento.

Entre eles, 3.802 estão em isolamento domiciliar enquanto outros 76 estão internados. Dentre esses pacientes blumenauenses, 30 estão em UTI, o que representa uma taxa de ocupação de 37% dos leitos.

O secretário de promoção à Saúde do município, Winnetou Krambeck, reforçou a importância da testagem para que os contaminados possam ser isolados. “Aqui testamos, identificamos os pacientes, isolamos e monitoramos eles. É assim que podemos controlar a pandemia”, relatou em transmissão ao vivo.

Neste sábado, 21, o Ambulatório da Vila Germânica retomará os atendimentos às 7h. O espaço passou dois meses desativado quando os números haviam reduzido na cidade. A preferência nos fins de semana é que se procure o local.

Força tarefa será retomada

A partir de segunda-feira, 23, os trabalhos da força-tarefa serão retomados no município. Os servidores da Secretaria de Defesa Civil (Sedeci), Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) e da Vigilância Sanitária vão orientar locais que descumprem as portarias impostas pelo Governo do Estado de Santa Catarina.

Duas equipes vão percorrer os bairros da cidade. Segundo o secretário de Defesa Civil, que coordena os trabalhos, coronel Carlos Olimpio Menestrina, a população precisa se conscientizar que a atitude de um cidadão pode impactar na realidade de muitos.

“Vamos desenvolver um trabalho em conjunto com a Polícia Militar. Vamos orientar a população para o cumprimento das medidas impostas pelo Estado. Precisamos da colaboração dos blumenauenses para combater o Coronavírus”, salienta.

Entre junho e setembro, a força-tarefa fiscalizou estabelecimentos e residências para o cumprimento das medidas restritivas na cidade. Naquele período foram feitos 2.672 atendimentos, sendo lavrados 129 autos de intimação e 143 estabelecimentos foram fechados após orientação.

Também foram dispersas 330 aglomerações em locais públicos e privados. As equipes também restringiram o acesso das pessoas a praças e quadras públicas no município. Foram realizadas barreiras sanitárias educativas. Além disso, mais de 1,2 mil máscaras foram distribuídas.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo