Como está ficando nova unidade da BYD em Blumenau
Marca de carros elétricos é a mais escolhida e dirigida pelos blumenauenses
A demanda e interesse por carros elétricos ou híbridos aumentou 73% desde 2023 em Blumenau. Uma das principais marcas escolhidas pelos motoristas é a BYD (Build Your Dreams), veículo que vem cada vez mais tomando conta das ruas em Blumenau. Por isso, uma nova loja da montadora chinesa irá inaugurar no dia 3 de fevereiro, na rua Humberto de Campos, no bairro Velha.
A BYD já tinha uma loja provisória no bairro Itoupava Norte, em parceria com a loja da Mercedes-Benz. As duas marcas do grupo DVA Concessionária ofertavam os seus carros no mesmo espaço. Porém, Alexandro Goulart, gerente de vendas do grupo, explica.
“O público de Blumenau realmente teve uma adesão grande à tecnologia da BYD e isso fez com que a gente acelerasse o processo de uma loja própria”.
O gerente estima que a média de carros vendidos no ano passado foi entre 35 a 40 veículos por mês. A expectativa é de que, com a abertura da nova loja na Humberto de Campos, o número chegue até 70 ou 80 carros por mês.
A ideia inicial era abrir cinco lojas em Santa Catarina, mas a montadora chinesa registrou um crescimento no país e decidiu expandir. Por isso, sete lojas foram abertas pela DVA no estado, nas cidades de São José, Florianópolis, Itajaí, Chapecó, Balneário Camboriú e Joinville.
Neste mês, uma nova loja irá inaugurar em Blumenau e Brusque, e outra está sendo construída em Jaraguá do Sul, com previsão de estreia entre março e abril.
O Grupo DVA conta com 50 anos de atuação em Santa Catarina e é o primeiro representante da montadora chinesa BYD no estado, que conta com mais de 100 unidades pelo país com o modelo de concessionárias.
Aumento de demanda por eletromobilidade
Os carros elétricos usam baterias recarregáveis, maior durabilidade e se popularizaram no Brasil tanto pela questão econômica quanto ambiental. “O carro elétrico traz uma economia muito maior do que o carro de combustão. Porque tem uma manutenção menor e também a eletricidade é mais barata do que o combustível. Então, querendo ou não, a pessoa chega a ter 70% ou 80% de economia nessa faixa de gasto com combustível”, elabora Alexandro.
Um levantamento feito pelo jornal O Município Blumenau no banco de dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE) confirma o aumento de carros elétricos no país e em Santa Catarina.
Em 2024, foi atingido o recorde de 177.358 vendas de carros elétricos leves e micro-híbridos no Brasil, um aumento de 88,8% a mais do que em 2023, que registrou 93.927 vendas.
Blumenau registrou 787 vendas de carros elétricos em 2024, o que é um aumento de aproximadamente 73% em comparação com 2023, que teve 455 vendas.
A marca mais comprada e dirigida pelos motoristas consta como a BYD, que domina as três primeiras posições de vendas na cidade com os carros Song Plus, Dolphin Mini e Dolphin. Ao todo, a BYD vendeu 326 carros em Blumenau no ano passado.
Leia também:
1. Caso de feminicídio será o primeiro julgamento de 2025 em Blumenau
2. Princípio de incêndio em fábrica mobiliza bombeiros em Blumenau
3. VÍDEO – Ônibus que levava grupo para o Beto Carrero tomba na rodovia no Norte de SC
4. Artista de Blumenau é semifinalista em quatro categorias no Prêmio Profissionais da Música 2025
5. TRT-SC inicia reforma do Fórum de Blumenau; obra deve ser concluída em até 5 meses
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central: