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Conheça a trajetória de Anna Rutkoski, influenciadora de moda feminina

Formada em Estilismo Industrial, Produção de Moda & Styling e Consultora de imagem, Anna Rutkoski é um dos nomes mais lembrados de Blumenau quando se trata de estilo. O envolvimento com o setor do vestuário vem de família. A mãe, fonte de inspiração, gerenciou o setor feminino das Lojas Hering, de Blumenau, por cerca de 30 anos.

A carreira de Anna tomou um rumo diferente em 2013, quando ela começou a compartilhar conhecimento via redes sociais. Aos 37 anos, é uma influenciadora de moda antenada às novidades daqui e de fora.

Em entrevista à coluna, ela conta como construiu sua trajetória e revela sonhos para o futuro.

Família

“Sempre tive o apoio e incentivo da minha mãe, ela nunca impôs qual profissão eu deveria seguir, mas o acaso da vida me fez seguir os passos dela dentro da moda. Ela é a mulher mais empoderada que conheço. Sinônimo de pessoa íntegra, batalhadora e corajosa”.

Trajetória

“Não imaginava que seguiria involuntariamente os passos dela dentro do ramo da moda! Pois era ela, em sua posição, que escolhia o que seria vendido na loja dentro das tendências da época”.

O primeiro emprego de Anna, aos 17 anos, foi como consultora de moda na extinta loja Fórum, em Blumenau. Depois seguiu para experiências com outras marcas.

“Na época cursava Estilismo Industrial no Senai, mas ainda não sabia exatamente qual vertente gostaria de seguir”, relembra.

Anna morou fora, trabalhou como garçonete em cassino e, ao retornar ao Brasil, permaneceu em Curitiba por mais três anos estudando.

“O acaso me fez voltar para Blumenau, onde a necessidade de um atendimento personalizado já se materializava. As experiências vividas no comércio ajudaram muito para consolidar o que hoje é a minha profissão, o de consultora de imagem”.

Influenciadora

“Veio por acaso. Em 2013 criei o blog Lilly’s Trends, em homenagem a minha mãe, Dona Lilly, para compartilhar com as pessoas tudo que envolve o mundo da moda através de dicas, tendências e inspirações. Por três anos, estive à frente do quadro Bem Na Moda, do Programa Ver Mais, da RIC, e não demorou muito para o público começar a me reconhecer e a confiar em mim por esse trabalho. No entanto, formar opinião não é uma tarefa simples: exige dedicação, pesquisa e criatividade.

Público feminino

“É muito gratificante pra mim saber que inspiro outras pessoas, seja nas minhas postagens nas redes sociais ou no atendimento personalizado em que trabalho a autoestima, segurança e credibilidade das minhas clientes, traduzindo quem elas são através do que vestem.
Infelizmente, essa posição de influenciadora digital ainda é vista com muito preconceito. Mas vemos os resultados dessa função”.

O que é sinônimo de bom gosto?

“É você ser feliz consigo mesma! Você tem que se sentir bem com aquilo que você está usando. Mas, antes de mais nada, precisa saber o que irá te valorizar ou não”!

Futuro

“Almejo muitas coisas, dentre elas, a de poder constituir uma família e ser uma mulher reconhecida cada vez mais pelo meu trabalho que tanto amo!”

Um desejo

“Casar novamente!”

Desafios

“Trabalhar com moda, na minha opinião, já é um desafio, pois ainda existe um preconceito com quem trabalha neste ramo achando que é algo fútil. Você precisa estudar, se atualizar constantemente e realmente gostar de moda e interessar-se pelos estilistas, os desfiles, o mercado, o que as celebridades estão usando, o street style, as tendências que emergem, as fotos icônicas, o que as revistas estão publicando… Ir acumulando essas referências faz toda a diferença. No meu ponto de vista, não é só gostar de bater perna olhando vitrine e comprar roupa”.

Sucesso

“Não acho que exista um segredo. Acredito que, antes de mais nada, você deve amar o que faz, se dedicar, planejar. Nem sempre será fácil, mas com o fracasso você também aprende”.