Conheça a blumenauense que venceu concurso nacional de cucas

Leonice Fritzke preparou doce de maçã com castanha no Festival da Cuca, em Brusque

Conheça a blumenauense que venceu concurso nacional de cucas

Leonice Fritzke preparou doce de maçã com castanha no Festival da Cuca, em Brusque

Cristóvão Vieira

É de Blumenau a vencedora do concurso A Cuca Nota 10 do Brasil, maior competição do segmento no país. Leonice Fritzke, 36 anos, participou da disputa durante o 6º Festival Nacional da Cuca, realizado no último fim de semana, em Brusque.

A campeã, que participou pela primeira vez do evento, preparou uma cuca de maçã com castanha. Ela não escondeu a emoção quando foi anunciada como a grande vencedora do evento. “Fiquei muito feliz, não esperava vencer. Agora vou continuar cozinhando e ano que vem participarei de novo”, diz.

A culinária é um dom nato de Leonice. Prova disso é que a blumenauense entrou no evento sem muitas expectativas, e criou a cuca que se tornaria a grande vencedora apenas três meses antes do festival. A ousadia ao fugir do tradicional e o capricho na produção da cuca a fizeram levar o prêmio máximo.

A cuca de Leonice estará à venda na próxima Feira Livre, no sábado, 13, no Parque Vila Germânica.

Preparação três meses antes

Casada e mãe de dois filhos, Leonice faz doces e também trabalha confeccionando unhas postiças para vender e ajudar a família. A moradora do bairro Vila Itoupava não era especialista em cucas, já que vende mais os doces amanteigados.

Há cerca de três meses, decidiu produzir uma cuca para participar do festival. “Minha ideia era tentar ficar talvez em terceiro, depois no ano seguinte em segundo e quem sabe, futuramente, em primeiro”. Leonice decidiu fugir dos sabores tradicionais ao apostar na maçã e na castanha como ingredientes principais.

Consagrada a grande campeã, ela explica que já recebeu duas encomendas da cuca neste começo de semana. “Foi importante para mim, porque aos poucos as portas vão se abrindo. Nas minhas redes sociais houve bastante repercussão”.

Concurso teve 27 participantes

Nesta edição, 27 competidores se inscreveram para tentar o título de melhor cuca do Brasil. O concurso, que movimentou o pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, iniciou no sábado, 6, com as eliminatórias.

Os participantes foram divididos em grupos e em cada uma das três eliminatórias os dez jurados escolheram cinco participantes para disputarem a etapa final.

A primeira final foi realizada na manhã deste domingo, 7, em que oito competidores prepararam suas receitas para os jurados.

A segunda final foi no começo da tarde, onde mais sete participantes tiveram duas horas para prepararem suas cucas, na busca pelo título.

Após provarem e avaliarem todas as cucas finalistas, os jurados deram suas notas e elegeram a campeã desta edição.

O segundo lugar da competição ficou com Vincent Ramon Ponick, que fez a cuca frescor do verão (com abacaxi com menta e farofa de hortelã), e o terceiro lugar ficou com Simone Sueli Beck Hertel, com a cuca de pêra, maçã e especiarias. Os dois são de Jonville.

Apresentador do SBT no festival

O chef e apresentador Carlos Bertolazzi foi um dos visitantes do festival. Ao lado do empresário Luciano Hang, o apresentador do programa Fábrica de Casamentos, do SBT, acompanhou a premiação do concurso.

Carlos destacou a importância em manter viva a tradição trazida com os imigrantes alemães para a região e revelou que não sabe fazer cuca. “Nunca me meti a fazer. Só sei comer”, diz.

O chef elogiou ainda a criatividade dos competidores e também das panificadoras de Brusque, que inovam cada vez mais nos sabores do doce alemão.

Carlos Bertolazzi (de dólmã branca) entrega prêmio para Leonice Fritzke (de preto), ao lado de Luciano Hang, da Havan | Foto: Prefeitura de Brusque/Divulgação

Faça em casa!

Cuca de maçã com castanha

Ingredientes para a massa:
370 g farinha de trigo
150 g de açúcar
2 ovos
200 g água
90 g de margarina
5 g de sal
12 g de fermento

Modo de preparo:
Bata os ovos com a manteiga e o açúcar. Junte a farinha peneirada com o fermento, sal e, por fim, o leite. Bata até misturar. Despeje em assadeira média, untada e enfarinhada. Asse a 230°C por aproximadamente 30 minutos. Faça o teste do palito e, se sair sem resíduos de massa, retire do forno e deixe esfriar.

Ingredientes para a cobertura:
Leite condensado
Creme de leite
Leite
Maisena
Farofa doce
Maçã picada ou em fatias
Castanhas a gosto

Modo de preparo:
Bata o leite condensado, o creme de leite, o leite e a maisena até obter um creme. Acrescente a farofa, a maçã e as castanhas.

Ideia da cuca foi criada há três meses pela vencedora | Foto: Divulgação
Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo