Conheça o casal blumenauense que viaja por SC em busca de turismo desconhecido e sustentável

Michael e Maria realizam viagens com uma caminhonete 4x4

Todo mundo gosta de um bom passeio, próximo à natureza, sem barulhos, estresses ou a correria do dia a dia. Foi procurando esses momentos que um casal catarinense viaja pelo estado explorando o turismo mais belo e “desconhecido” possível.

Michael Giacomozzi e Maria Carolina criaram o projeto Santa e Bela Catarina, que pretende percorrer boa parte das cidades catarinenses, divulgando pequenos comércios, além de novos e atrativos destinos turísticos.

Foto: Redes sociais

Eles preparam as malas, fogem do asfalto e procuram por paisagens em cidades que não possuem um turismo tão bem desenvolvido.

“Nós visitamos cidades que não valorizam, pontos turísticos que existem e ninguém conhece, nós vamos até esses lugares, divulgamos esses municípios e tentamos fomentar a economia daquela região”, comenta Michael.


Eles realizam suas viagens através de uma caminhonete 4×4 apelidada de Bandidona. Até o momento, eles estiveram presentes em 118 cidades com mais de 32 mil fotos e 340 restaurantes visitados. Somente no estado, já foram mais de 70 cidades e 80 mil km rodados.

O turismo não se limita só a Santa Catarina. O casal já esteve presente em cidades do Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro e Alagoas.

Foto: Redes sociais

Turismo sustentável

Maria e Michael também se importam com a questão ambiental. Apaixonados pela natureza e as paisagens que ela proporciona, o casal tenta quebrar os preconceitos do turismo 4×4.

“Queremos provar para as pessoas que o turismo 4×4 não precisa ser aquela visão de ‘eles vêm aqui, jogam lama para todo o lado e destroem a natureza’, não, pode ser algo respeitoso, como um turismo de observação para a família”, reforçam.

Segundo eles, a ideia principal do projeto é divulgar o turismo de piquenique em família, para que mais pessoas possam acabar aproveitando aquele espaço.

“Tentamos trazer outra visão para os lugares, valorizando bem mais cidades, propriedades, a natureza, aquilo que está no nosso quintal e é tão acessível”, pontua Maria Carolina.

Apesar de muitos acreditarem que eles vivem em viagens, na verdade, os dois possuem uma carreira profissional e realizam os passeios apenas durante a noite e fins de semana. Michael ainda comenta que, muitas vezes, são horas e até dias editando vídeos e fotos para seguir alimentando a página.

Membros

O projeto é desenvolvido pela Maria Carolina, 25, que trabalha na Associação de Servidores Públicos de Navegantes e por Michael, 29, que trabalha em uma cooperativa de crédito da região.

Nas viagens, a Tracker 2009 preta também aparece constantemente. A primeira ficou conhecida como Bandidona e foi comprada em 2020, com o tempo Michael e Maria trocaram de carro algumas vezes, mas retornaram ao modelo original há menos de um mês.

O carro foi adquirido já pensando no conforto para as viagens, o sonho e objetivo do casal atualmente é viajar com a nova Tracker 2009 até o Deserto de Atacama, que fica no Chile.

Deserto de Atacama, no Chile | Foto: Freepik

Histórias

Os noivos já estão se preparando para mais aventuras, com a programação de todos os fins de semana até setembro confirmada.

“O que não faltam são histórias. É realmente muito show esse tempo todo de estrada, e nós adoramos. Hoje, por exemplo, fechamos os últimos finais de semana livres de setembro”, comenta.

Michael e Maria já nos revelaram alguns dos destinos futuros do casal, entre as diversas cidades que pretendem visitar estão Urubici, Urupema, São Martinho, Praia Grande e Lages. Pela região, eles ainda têm planos de visitar Gaspar, Ilhota, Timbó e Benedito Novo. Nesta sexta-feira, 21, durante a noite, o casal já pretende ir para Pomerode.

Com tantas viagens e passeios, seria impossível não ter histórias ótimas e marcantes para contar. Maria e Michael já chegaram a passar situações de -9,3º há 43º C.

Fotos: Redes sociais

Entre algumas das histórias mais marcantes do casal, estão as viagens em que enfrentaram variedades de temperatura.

Em 2019, o casal presenciou um frio de -9,3ºC em Urupema, foi a temperatura mais baixa registrada na região durante aquele ano, com presença de geada e neve! O casal chegou a registrar lagos e cachoeiras congeladas.

Foto: Redes sociais

Os noivos também sentiram um calor de 43ºC no Nordeste em novembro de 2019, que só foi superado pelos 46ºC que passaram no Rio de Janeiro no ano passado.

Projeto

A ideia nasceu das próprias redes sociais, o casal conta que sempre adorou viajar e conhecer lugares diferentes, publicando fotos e vídeos dos locais que visitava no Instagram.

Com o tempo, e muitos pedidos de conhecidos, eles decidiram criar uma conta independente, com todas as vivências e viagens de Michael e Maria.

Atualmente, o perfil Aventureiros 4×4 SC tem quase 6,8 mil seguidores, um crescimento muito rápido segundo o fundador. Em setembro, eles tinham uma média de 9 mil visualizações semanais, em fevereiro, eles chagaram a marca de 500 mil visualizações semanais.

Confira algumas outras fotos das viagens do casal

Fotos: Redes sociais

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo