Conheça o grupo da Áustria que se apresenta nesta semana na Oktoberfest

Artistas internacionais abrilhantam os palcos da festa blumenauense

Conheça o grupo da Áustria que se apresenta nesta semana na Oktoberfest

Artistas internacionais abrilhantam os palcos da festa blumenauense

Bianca Bertoli

Nas primeiras semanas da 36ª Oktoberfest, três das quatro atrações internacionais confirmadas para este ano passaram pelos palcos da Vila Germânica. A VoxxClub, a Jugendblasorchester Der Bergarbeiter Plessa e a Nusslberg Buam já encerraram suas participações na festa, mas outro grupo estrangeiro ainda está por vir: a Powerkryner, da Áustria.

As novidades desta edição, Powerkryner e Jugendblasorchester Der Bergarbeiter Plessa, são diferentes no estilo, mas jovens na composição. Enquanto os sete austríacos apostam no pop misturado à tradição local e instrumentos, os jovens de uma pequena Vila de Mineração na Alemanha compõe uma orquestra. No repertório, trouxeram músicas atuais, dos anos 60, clássica e populares no cinema e televisão.

Confira quando a atração internacional tocará e um pouco também sobre cada uma das bandas que já se apresentaram:

Powerkryner

Os sete músicos se conheceram no exército austríaco, onde tocavam em eventos oficiais. Os ensaios deram origem ao grupo, que atualmente toca pop internacional misturado à tradição local e instrumentos do país.

Ganharam popularidade após gravações covers de músicas famosas e, com o sucesso, em 2015 assinaram contrato com a Warner Music, ano em que entraram para as paradas de sucesso do país.

Programação da Powerkryner na Oktoberfest:

Quarta-feira, 23
SETOR 1
21h30

Quinta-feira, 24
SETOR 2
22h30

Sexta-feira, 25
SETOR 3
22h

Sábado, 26
SETOR 2
22h30

Nusslberg Buam

A banda alemã foi a primeira fora do Brasil a dedicar uma canção à Oktoberfest Blumenau. Em 1987, quando vieram à festa, tocaram “Gruss na Blumenau” (Lembrança para Blumenau). Foi fundada em 1974, cumprindo agenda em toda a região da Baviera.

Em 1986, o grupo participou pela primeira vez da Oktoberfest Blumenau, com Rosi e Hans Berger (famosos músicos da igreja). Eles já passaram pelo estado oito vezes.

 

Divulgação

Jungendblasorchester Bergarbeiter Plessa

Divulgação

A Jugendblasorchester Der Bergarbeiter Plessa e.V., a orquestra de jovens mineiros da cidade de Plessa, são de uma pequena Vila de Mineração na Alemanha, no estado de Brandenburg.

Em 2011, o projeto MusikmachtSchule (Música faz Escola) foi iniciado na escola primária. Alguns alunos descobriram assim o seu amor pela música e não queriam mais devolver os instrumentos. Assim a orquestra se tornou uma parte essencial no dia a dia destes jovens músicos, que continuam com grande empenho a tradição da música de sopro da Orquestra de Mineiros.

O repertório varia de música clássica, música de mineradores, música de cinema e televisão, música popular alemã até sucessos atuais e dos anos 60. A Orquestra Jugendblasorchester Der BergarbeiterPlessa e.V alcançou uma boa reputação na região da Alemanha e se tornou conhecida. Participa de intercâmbios em vários países.

Neste ano o Brasil foi escolhido. A apresentação do grupo ocorreu na primeira semana de Oktoberfest.

VoxxClub (Alemanha)

Dois suecos, um austríaco e dois alemães integram a banda nascida na Alemanha em 2012. Christian Schild, Florian Claus, Stefan Raaflaub, Michael Hartinger e Korbinian Arendt arriscam algumas palavras em português sobre os palcos e divertem os fãs com frases carregadas de sotaque.

Pela terceira vez em Blumenau, o grupo estreará, no próximo ano, na Sommerfest. Durante os shows tocam e dançam as músicas mais famosas do quinteto. Algumas delas já ficaram no topo das mais ouvidas na Alemanha, como a Rock mi, sucesso nos pavilhões da Vila Germânica:

Simpáticos e cheios de coreografias que não deixam o público parado, os “meninos” da VoxxClub são conhecidos pelas apresentações flashmob. Eles avaliam a Oktoberfest Blumenau como uma festa com identidade própria, apesar da tradição alemã. Nesta edição da festa, divulgaram a nova música de trabalho: “Anneliese”.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo