Conheça o jogador que foi de Blumenau até Malta para ser o maior goleador brasileiro no exterior

Atacante Ayesller Donovan Carvalho, de 27 anos, joga em Malta, no sul da Europa

Conheça o jogador que foi de Blumenau até Malta para ser o maior goleador brasileiro no exterior

Atacante Ayesller Donovan Carvalho, de 27 anos, joga em Malta, no sul da Europa

Victor Palmeira

No mês de janeiro, o jogador brasileiro que mais marcou gols jogando fora do país foi Ayesller Donovan Carvalho, de 27 anos. Segundo levantamento do programa Bola Brazilis, o atacante anotou oito gols pelo Munxar Falcons F.C, clube de Malta, um pequeno país que ocupa um arquipélago ao sul da Itália, menor do que Blumenau.

Os pais do jogador, Solange e Francisco, são moradores do bairro Velha, em Blumenau. A reportagem do portal O Município conversou com o atleta e com os pais para contar a história de Ayesller, e de como vieram parar em Blumenau.

Histórico de Ayesller no futebol

O atacante nasceu em Goioerê, cidade que fica a aproximadamente 75 quilômetros de Campo Mourão, no interior do Paraná. Desde pequeno, Ayesller perseguiu o sonho de ser jogador, e saiu cedo de casa. Dona Solange relembra que o filho já frequentava escolinhas de futebol desde os quatro anos de idade.

Com passagens pelas categorias de base de vários times do estado de São Paulo e do Paraná, o atleta nunca chegou a atuar por um clube de Blumenau. Durante as férias, ele vinha para perto dos pais, e em 2017, chegou a trabalhar em uma fábrica da cidade de Brusque.

O jogador relata que enfrentou dificuldades durante a carreira no país, principalmente por conta da “dinâmica” do futebol. “Tem muita gente oportunista, e no futebol tudo e muito rápido. Caras que aparecem prometendo algo, mas depois somem. Falam que vão te ajudar, não só financeiramente, mas com suporte. Só querem te vender, e se não conseguem dinheiro, somem sem dar satisfação”, relembra.

Segundo o site Transfermarkt, Ayesller atuou no Clube Atlético Assissense (SP) entre 2017 e 2018. Em 2019, transferiu-se para o Presidente Prudente (SP), e em setembro do mesmo ano, aceitou o convite para jogar na Europa. Ainda de acordo com o site, o contrato do atleta com o Munxar Falcons vai até 30 de junho deste ano.

Veja um gol do jogador

 

View this post on Instagram

 

A post shared by Ayesller (@ayesller)

Família de Blumenau sente orgulho do filho

Arquivo Pessoal

Os pais de Ayesller, Solange e Francisco, são moradores do bairro Velha, em Blumenau. Eles vieram para a cidade em 2017, nove anos após os irmãos do atleta, que tem ainda outras duas irmãs e um irmão.

“Eu me sinto muito emocionada e agradecida a Deus por ter me dado a chance de cuidar de uma pessoa tão especial e batalhadora. Uma pessoa incrível. Me sinto tranquila e com meu dever cumprido”, relata dona Solange.

A mãe confessa que, mesmo conversando com o filho todos os dias, sente saudades do abraço e da companhia de Ayesller. Ela também conta que sonha em ver o jogador atuando no país. “Que ele possa jogar num time de primeira divisão daqui do país onde nasceu”, completa.

Ao final da carreira, o atleta conta que pode voltar ao Brasil, mas evita fazer planos no momento: “está cedo para pensar nisso ainda”, brinca.

Saiba onde o atleta joga

Reprodução / Wikipedia

Ayesller é atacante do Munxar Falcons F.C, clube do pequeno país de Malta. A nação é um conjunto de arquipélagos com 316 km² localizada ao sul da Itália, no mar Mediterrâneo. A título de comparação, a cidade de Blumenau é maior do que o país, com uma área de 519 km².

O Munxar Falcons é um clube fundado em 1972 e está localizado na ilha de Gozo, em Malta. A equipe disputa a segunda divisão da Liga de Futebol Gozo.

Google Maps

Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo