Coronavírus: Giassi e Cooper se pronunciam sobre aumento do volume de clientes
Empresas afirmam que têm estoque para repor produtos, mas que aumento da demanda faz corredores esvaziarem
Empresas afirmam que têm estoque para repor produtos, mas que aumento da demanda faz corredores esvaziarem
O supermercado Giassi e a cooperativa Cooper foram muito requisitadas nesta terça-feira, 17. Pessoas preocupadas com a proliferação do novo coronavírus decidiram ir até às lojas destas empresas e fazer um grande estoque de produtos: galões de água, papel higiênico, álcool gel e comida eram os mais procurados.
Contudo, isto gerou exatamente o que se deve evitar neste período: aglomeração. Em vídeos e fotos, é possível verificar que um dos principais grupos de risco – os idosos – fizeram presença nestas aglutinações de pessoas.
A reportagem entrou em contato com as duas empresas para verificar quais serão as atitudes tomadas nos próximos dias.
No Giassi, o atendimento será mantido normalmente, sem alterações. As lojas estão tomando todas as medidas cautelares necessárias, como higienização de carrinhos e cestas com álcool 70% líquido e panos descartáveis, ampliando a circulação de ar nos ambientes e disponibilizando álcool na entrada das lojas para higienização das mãos. “Estamos acompanhando e seguindo todas as orientações dos órgãos competentes para prevenção e proteção dos nossos colaboradores e consumidores”, explica, em nota.
Apenas o álcool gel está sendo limitado. “Isso é para que possamos atender o maior número de pessoas. As indústrias estão entregando os pedidos dentro do possível e, à medida que recebemos o produto, estamos repondo o item nas lojas”.
O movimento nas lojas do Giassi se intensificou nos últimos dias e, para atender a esta demanda, a empresa reforçou o abastecimento. “Nossa logística está priorizando a distribuição dos itens mais procurados para evitar que faltem ao consumidor”.
A situação é bastante semelhante na Cooper. A empresa fez uma reunião na tarde desta terça para decidir suas diretrizes diante do aumento da demanda.
Confira a nota oficial da Cooper
“Com o aumento de casos confirmados do Coronavírus (COVID-19) e o incentivo à quarentena, setores como os de supermercados vêm registrando um grande volume de pessoas realizando compras simultaneamente.
Além de solicitar cautela para evitar aglomerações, conforme recomendação do Ministério da Saúde, a Cooper esclarece algumas dúvidas para tranquilizar a população em relação ao abastecimento de mercadorias.
Diferentemente da greve dos caminhoneiros, quando houve falta de produtos por uma questão logística, dessa vez há muito produto em estoque nas lojas e no Centro de Distribuição da cooperativa.
Contudo, a presença de muitas pessoas de uma só vez nas filiais faz com que as prateleiras precisem ser reabastecidas. Vale ressaltar também para que todos comprem apenas a quantidade necessária.
Outras medidas para reduzir a possibilidade de contágio do novo vírus também estão sendo tomadas, como o reforço na higienização e limpeza de carrinhos, cestinhas, esteiras, corrimão e demais áreas comuns. Também há mais pontos de álcool em gel nas lojas para que colaboradores e cooperados possam se higienizar.
E, a partir de amanhã (18/3), todos os eventos dos programas de relacionamento da Cooper, como Cooper Pratic, Cooper Sustentável e Cooper Ação, serão cancelados por um mês. Todas essas atitudes seguem o propósito da Cooper de oferecer um ambiente seguro, que gere bons momentos e bem-estar a todos.”