Coronel Aldo Baptista Neto coordenará resposta a desastres na Defesa Civil Nacional

Ele atuou no Corpo de Bombeiros de Blumenau por cerca de 20 anos

Blumenau terá um representante importante na Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. O coronel do Corpo de Bombeiros Aldo Baptista Neto será o coordenador geral de Gerenciamento de Desastre, no Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad).

Neto construiu a carreira dele na cidade, onde chegou como aspirante e saiu tenente-coronel, vinte anos depois. Natural de Rio do Sul, coleciona especializações em gestão de eventos críticos. Em 2008, na catástrofe de Blumenau, quando já era capitão, atuou como
coordenador das operações de busca e salvamento.

Depois, liderou a Secretaria Municipal de Defesa Civil entre 2009 e 2011. Trocou o cargo municipal por um estadual. Atualmente é gerente do Samu, atividade que deixará daqui a cerca de duas semanas, quando a nomeação federal deve ocorrer.

Na prática, a ida ao Cenad pode trazer alguns benefícios aos catarinenses. Como coordenador, será de Neto a função dar uma resposta logo após a ocorrência de um desastre. É da pasta a função de organizar todas as ações, tanto práticas, como fazer chegar alimentos aos locais afetados, quanto burocráticas, como apoiar os municípios em decretações:

“A minha intenção é, como sabedor de todos os trâmites obrigatórios, que a gente possa acelerar esse processo. Eu vou ser o único catarinense que vai estar na Defesa Civil Nacional, eu sei das nossas vulnerabilidades. A gente pode antecipar muitas coisas nesse processo”, afirma o coronel.

O convite ocorreu no final de dezembro, quando a equipe do então novo governo buscava nomes para ocupação de cargos importantes nos Ministérios e Secretarias. Neto, que já era conhecido pelas atuações em desastres e pela experiência no assunto, foi o escolhido.

Parte do grupo que será liderada por ele já está formada. Os profissionais, inclusive, trabalham em Brumadinho, em Minhas Gerais, onde houve o rompimento da barragem de rejeitos da Vale, que causou a morte de dezenas de pessoas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo