Covid-19: Blumenau registra duas mortes e 364 casos novos neste sábado

Confira boletim completo

Covid-19: Blumenau registra duas mortes e 364 casos novos neste sábado

Confira boletim completo

Redação

Blumenau registrou neste sábado, 28, mais dois óbitos, somando agora 190 mortes por Coronavírus no município.

Uma das vítimas foi um homem de 44 anos, que estava internado na UTI desde o dia 22 de novembro. A outra vítima também é um homem, de 80 anos, internado em UTI desde o dia 20 de novembro.

A Prefeitura confirmou ainda neste sábado, dia 28, 24.279 casos confirmados da Covid-19, 364 a mais do que registrado na última sexta-feira, 27, quando o município contabilizava 23.915 casos da doença.

Dos casos novos diagnosticados, 298 foram por meio de teste tipo RT-PCR, 27 rápidos, 30 de antígeno e 8 sorológico. O teste de antígeno para Covid-19 é rápido e capaz de detectar a proteína do nucleocapsídeo viral do SARS-CoV-2. Este teste vem sendo utilizado na rede privada.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já realizou 84.355 testes para Covid-19. Somente neste sábado, dia 28, foram processados 1.047 exames. Entre os casos positivos, 3.037 pacientes estão em tratamento.

Destes, 2.963 encontram-se com estado de saúde estável, em isolamento domiciliar e sendo monitorados pela Secretaria de Promoção da Saúde.

Outros 110 pacientes encontram-se hospitalizados, sendo 54 em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e 56 em enfermaria, entre casos confirmados e suspeitos de Blumenau e região. Destes na UTI, 44 pacientes são de Blumenau (40 confirmados e 4 em análise) e 10 pacientes da região (8 confirmados e 2 em análise) e a taxa de ocupação dos leitos de UTI na cidade é de 57%. Já em enfermaria são 44 de Blumenau (34 confirmados e 10 em análise) e 12 da região (todos confirmados), com taxa de ocupação de 32%. Além disso, os hospitais da cidade prestaram 369 atendimentos, com 85 deles decorrentes de síndromes gripais.

O município contabiliza também 21.052 casos de pessoas que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, considerados como recuperados.
A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem ficar em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

Nível gravíssimo

O Governo do Estado de Santa Catarina atualizou na última quarta-feira, 25, o novo mapa de risco para o Coronavírus no estado. Com isso, o Médio Vale do Itajaí, que tem Blumenau como principal cidade, entrou no nível gravíssimo (cor vermelha). Ao total 13 regiões estão no nível gravíssimo e apenas três seguem no grave (cor amarela).

Com a alteração de Blumenau na Matriz de Risco, alguns segmentos já estão a partir deste sábado, sujeitos às novas restrições, como a suspensão de cinemas, teatros, casas noturnas, eventos e shows. As aulas presenciais também estão proibidas, com exceção dos atendimentos individualizados aos estudantes. Shoppings, centros comerciais e galerias devem se adequar ao limite de 50% da capacidade. Para indústria e comércio, não há alterações.

Já hotéis, pousadas, albergues, academias de ginástica e igrejas ou templos religiosos só podem funcionar com 30% da capacidade. Os espaços públicos de uso coletivo, como parques e praças estão proibidos, com exceção da prática de esportes individuais.

Além disso, a prática de esportes coletivos com o futebol recreativo também está proibida.
Vale lembrar que todas as medidas e restrições serão adotadas conforme as portarias estaduais. A tabela completa pode ser acessada neste link.

Blumenau adquire novo teste Covid-19 que dá resultado em até 30 minutos

A partir da próxima semana a Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) vai passar a utilizar um novo teste em pessoas com suspeita de Coronavírus, nos atendimentos feitos no Ambulatório do Parque Vila Germânica. A coleta feita de um swab nasofaringea traz o resultado entre 15 e 30 minutos.

Entre os dias 14 e 15 de novembro, o município validou o teste de detecção de antígeno viral. Os profissionais da Semus submeteram 25 pacientes sintomáticos ao novo teste. Paralelamente, as pessoas fizeram o teste RT-PCR no laboratório contratado pela Prefeitura para validar o resultado.

A eficiência foi comprovada em 100% dos testes coletados.
Em conjunto com o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (CISAMVI), foram adquiridos 10 mil novos testes ao valor unitário de R$ 32 reais. Um investimento de R$ 320 mil feito pelo município. A expectativa é de que os testes sejam entregues até esta sexta-feira, 27.

Entrega de Kits Alimentação Escolar

Devido ao período de pandemia, com a manutenção das atividades não presenciais, a Prefeitura segue entregando Kits Alimentação Escolar. A entrega contempla as famílias dos estudantes que se cadastraram em todas as etapas, bem como àquelas inscritas no Programa Bolsa Família. Serão entregues dois Kits base seca por aluno, referente aos meses de novembro e dezembro, além dos produtos da agricultura familiar.
Confira a relação completa das entregas:

Segunda-feira, dia 30
CEI Profº Joao B. Petry – Velha Central
OSC Perola – Velha Central
CEI Hilca Piazera Schnaider – Velha
OSC Amiguinho Feliz – Asilo
OSC Bom Amigo – Asilo
EBM Tiradentes e Profª Julia S. – Garcia

Terça-feira, dia 1º de dezembro
CEI Luiz Vargas – Garcia
CEI Paulo Tallmann – Garcia
CEI Profª Martinha Regis Moretto – Garcia
CEI Frieda Zadrozny – Glória
CEI Osvaldo Deschamps – Glória
CEI Profº Emiliano Stolf – Glória
CEI Edgar Sasse – Fortaleza Alta
CEI Emilia Piske – Fortaleza Alta
EIM Alwino Dorow – Fortaleza Alta
CEI Anilda Batista Schmitt – Fortaleza

Quarta-feira, dia 2
EBM Gustavo Richard – Fortaleza
EBM Patricia Helena F. Pegorim – Fortaleza
CEI Arno Bernardes – Fortaleza
CEI Profª Marlise S. Theiss – Fortaleza
EBM Machado de Assis – Itoupava Seca

Quinta-feira, dia 3
CEI Cilly Jensen – Itoupava Central
CEI Nazare – Itoupava Central
CEI Franz Volles – Itoupava Central
CEI Alwin Knaesel – Itoupava Central
EIM Dr. Blumenau – Itoupava Central
CEI Johanna Conrad – Vila Itoupava
CEI Profª Erna Anna Trapp – Vila Itoupava
EIM Alves Ramos – Vila Itoupava
EIM Carlos Manske – Vila Itoupava
EIM Erich Klabunde – Vila Itoupava
EIM Frederico Sievert – Vila Itoupava
EIM Willy Muller – Vila Itoupava

Sexta-feira, dia 4
CEI Dr. Wilson Gomes Santiago – Vila Nova
CEI Augusto Koester – Vila Nova
EBM Profª Adelaide Starke – Itoupava Norte
CEI Paulo Zimmermann – Fidélis
EBM Profª Nemesia Margarida – Badenfurt
CEI Erwin Pasold – Badenfurt
OSC Sao Roque – Itoupava Norte
CEI Max Scheidemantel – Itoupava Norte
CEI Manoela Reinert – Itoupava Norte
CEI Jose Dickmann – Passo Manso
CEI Profª Elzira Hornburg – Passo Manso

Alô Saúde Blumenau oferece atendimento virtual

A comunidade pode contar com atendimento virtual, sem sair de casa, por meio do Alô Saúde Blumenau, em dois canais de comunicação. Pelo telefone 156, opção 2 ou no canal de Whatsapp, no telefone (48) 4042-0330.

Ambulatórios Gerais realizam 256 testes para Covid-19

Os Ambulatórios Gerais (AGs) de Blumenau, além do Ambulatório de Referência da Vila Germânica, contam com estruturas que estão realizando testes do tipo RT-PCR para pacientes que se enquadram nos critérios de suspeita de Covid-19.

Os atendimentos do fast-track do AG Centro foram centralizados no Ambulatório localizado no Setor 3 do Parque Vila Germânica, que atende todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 7h às 19h.

De segunda a sexta-feira, os fast-tracks localizados no CSU Fortaleza, AG Velha, AG Itoupava e no AG Garcia possuem horário estendido. Nestes locais, as pessoas com suspeitas de Covid-19 podem buscar atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 24h.

No sábado e domingo, dias 28 e 29, com exceção do CSU Fortaleza, estes locais atendem das 7h às 19h. No fast-track do AG Badenfurt e AG Escola Agrícola os atendimentos ocorrem em horário habitual, de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo