Covid-19: Blumenau triplica casos em menos de dois dias e prefeitura reforça medidas

Confira o boletim completo desta quarta-feira

Covid-19: Blumenau triplica casos em menos de dois dias e prefeitura reforça medidas

Confira o boletim completo desta quarta-feira

Redação

Nas últimas 24 horas Blumenau registrou 366 novos casos de Covid-19. O número é mais do que o triplo registrado na segunda-feira, 3. O avanço rápido do vírus nos últimos dias levou a prefeitura a cancelar a Sommerfest e reforçar as medidas de enfrentamento à pandemia.

Todos os leitos de UTI da cidade serão reestruturados para garantir que estejam ativos e em condições de atender os pacientes em caso de aumento da demanda. Já a testagem será ampliada para pacientes assintomáticos.

A ideia é criar uma amostra para identificar pacientes contaminados, mas que não identificaram indícios de coronavírus. A testagem está prevista para acontecer nos terminais Fonte e Aterro, a partir da próxima semana. Os moldes para testagem ainda serão definidos.

As férias do prefeito, que começariam no dia 17, foram canceladas. Já a vice-prefeita, Maria Regina, que estava de férias desde o dia 3 de janeiro, foi convocada para retornar a função nesta quarta-feira. O mesmo será exigido da equipe de saúde que estiver de férias.

“Seguimos monitorando e discutindo diariamente os números de vacinação e testes da Covid-19. Nosso objetivo, como sempre, é priorizar vidas e, para isso, precisamos garantir o maior número possível de pessoas testadas e imunizadas. Desta forma, vamos traçando novas estratégias, entre elas o reforço na testagem e a ampliação das estruturas de vacinação”, explica Hildebrandt.

Boletim Covid-19

Ao todo, 70.381 casos do coronavírus já foram confirmados na cidade. Destes, 692 não sobreviveram, 68.985 já passaram pelo período de quarentena e 704 pacientes estão em tratamento. Sendo 681 em isolamento domiciliar.

As UTIs estão com 22,7% dos leitos ocupados, com 13 blumenauenses e dois pacientes de outra cidade. Já em enfermaria são dez pacientes de Blumenau e quatro de outros municípios, com taxa de ocupação de 7,9%.

Ao todo, a Prefeitura de Blumenau já fez 305.726 testes para Covid-19. Nas últimas 24 horas foram processados 1.268 exames.

Vacinação

Nas últimas 24 horas foram aplicadas 117 vacinas da primeira dose (272.028 vacinados até o momento), 248 da segunda dose ou dose única (262.230 imunizados até o momento), 1.448 da dose de reforço (45.665 imunizados até o momento).

Desde o último sábado, dia 11, a Central de Vacinação localizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica, está intensificando a imunização contra a Covid-19 na cidade. Sem necessidade de agendamento, entre os dias 11 e 21 de dezembro, as vacinas de primeira dose, dose de reforço e antecipação estão sendo disponibilizadas na Central de Vacinação, localizada no Setor 3 do Parque Vila Germânica. A única exceção é a dose de reforço da Janssen que, devido ao baixo quantitativo recebido pelo município, segue com agendamento.

A Central atende todos os dias da semana, das 8h às 22h, porém a recomendação da Coordenação do Programa Municipal de Imunização contra a Covid-19 é que os usuários compareçam até às 21h, para que as equipes consigam controlar a abertura de novos frascos de vacina e evitar o desperdício de doses, como já ocorre desde o inicio da campanha.

Ampliação da estrutura para dose de reforço

A partir desta quinta-feira, dia 6, a Secretaria da Saúde fará uma nova ampliação no número de unidades que oferecerão a dose de reforço contra a Covid-19. As unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) Walter Reiter, na Velha, e Hasso Müller, no Tribess, se juntarão a outras 12 ESFs e aos sete Ambulatórios Gerais (AGs) para aplicar a terceira dose.

As salas de vacina das 14 unidades de Estratégia Saúde da Família vão funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30, com breve pausa no período do almoço. Já os sete AGs estão realizando a aplicação do reforço em dias úteis em horário estendido, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo