Covid-19: levantamento da prefeitura aponta crescimento na internação de jovens em UTI

Dados comparam porcentagem das internações entre os meses de julho e fevereiro

Covid-19: levantamento da prefeitura aponta crescimento na internação de jovens em UTI

Dados comparam porcentagem das internações entre os meses de julho e fevereiro

Victor Palmeira

Um levantamento feito pela Prefeitura de Blumenau aponta que a internação de jovens por conta da Covid-19 cresceu nos últimos quatro meses. Os dados consideram apenas das internações na cidade.

Segundo o balanço, entre os meses de julho e agosto de 2020, nenhuma pessoa de 0 a 19 anos havia sido internada por conta da doença. Nos meses de novembro e dezembro, 0,6% dos pacientes internados eram adolescentes entre 11 e 19 anos. Em janeiro e fevereiro, o número quase dobrou, para 1,1%.

O crescimento também foi visto entre os jovens de 20 a 29 anos. Entre julho e agosto, eles representavam 1,6% das internações. Em janeiro e fevereiro, o número subiu para 2,2%, alta de 37,5%.

Os maiores índices de internação seguem entre os idosos acima dos 60 anos. Eles chegaram a representar 64% dos pacientes em internados em janeiro e fevereiro.

Reprodução/Prefeitura de Blumenau

Alta entre jovens pode ser efeito da nova variante

Para a médica infectologista Sabrina Sabino, o crescimento da internação entre os jovens tem sido verificado na linha de frente do combate ao coronavírus.

“Os jovens estão circulando mais que os idosos. Esse último grupo inclusive já foi bastante afetado. Além disso temos as novas variantes, especialmente a amazônica. Já sabemos que ela é sim mais transmissível, mas não sabemos se ela é mais agressiva”, comenta a infectologista.

Segundo o Painel de Monitoramento dos leitos UTI SUS em Santa Catarina, cinco crianças estão internadas no estado em leitos de UTI-Covid neonatal e pediátrica.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo