Covid-19: os motivos para o recorde de casos registrados neste fim de semana em Blumenau

Para o prefeito Mário Hildebrandt, o relaxamento do isolamento social e mais testes são os principais motivos

Covid-19: os motivos para o recorde de casos registrados neste fim de semana em Blumenau

Para o prefeito Mário Hildebrandt, o relaxamento do isolamento social e mais testes são os principais motivos

Jotaan Silva

Assim como todos os dias desde o início do isolamento social, a Prefeitura de Blumenau divulgou neste fim de semana os boletins de casos do novo coronavírus na cidade. E os números chamaram a atenção por serem recordes, com 25 novos casos no sábado e 37 no domingo, ou seja, 62 em 48 horas.

Para o prefeito Mário Hildebrandt, são dois motivos que levam os números a aumentarem. O principal é a retomada do movimento econômico da cidade, com a volta de quase todos trabalhadores, como por exemplo no comércio.

“Se você pegar o percentual, isso está comprovado que tem como base a idade produtiva. A maioria das pessoas que se infectou, e apareceu nos dados, são de 20 a 59 anos, ou seja, quem está trabalhando”, afirmou o prefeito.

O segundo motivo, segundo Hildebrandt, está ligado ao maior número de testes que estão sendo realizados. Desde a semana passada, 3 mil testes foram comprados pelo executivo blumenauense, que conseguem resultados em 24 horas. Além disso, um edital já foi lançado para a compra de testes rápidos, que darão o resultado em 30 minutos.

“Desde a semana passada estamos testando todos que de acordo com avaliação médica estiverem dentro da probabilidade, e com isso poder ter o conhecimento desse resultado. E proporcionalmente os resultados tem mostrado isso, que a maioria atualmente são os trabalhadores”, completou.

Mesmo diante desta situação, Hildebrandt faz questão de frisar que o aumento no número de casos relacionado ao enfraquecimento do isolamento social não quer dizer que tudo deve parar novamente, mas que as pessoas precisam tomar mais cuidados, porque a situação de circulação do vírus continua a mesma.

“Significa que a população economicamente ativa tem que tomar mais cuidados nas suas atividades e ações. Quando ir no mercado usar máscara, quando ir trabalhar usar máscara, respeitar distanciamento social, ter os cuidados de higiene, enfim, essa perspectiva é que precisa ter”, concluiu o prefeito.

Último boletim

Até este domingo, 26, Blumenau soma 167 casos confirmados da Covid-19, um aumento de 28,5% em relação ao registrado no último sábado, 25, quando o município somava 130 casos positivos.

De acordo com dados da prefeitura, entre os casos confirmados, sete encontram-se hospitalizados, com três pacientes em enfermaria e quatro em UTI.

Outros 96 casos com testes positivos estão em isolamento domiciliar, com estado de saúde estável. Além disso, 64 casos que já passaram pelo período de isolamento e não apresentaram novos sintomas, são contabilizados como recuperados.

A Prefeitura de Blumenau destaca a importância de manter o isolamento social, nos casos em que as pessoas podem se manter em casa. Além disso, o poder público reforça as medidas de segurança, que incluem o uso de máscara sempre que sair de casa e a higienização frequente das mãos, com água e sabão ou álcool em gel.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo