Covid-19: unidades de saúde de Blumenau e região relatam alta demanda de pacientes

Maioria dos pacientes relata sintomas gripais leves

Covid-19: unidades de saúde de Blumenau e região relatam alta demanda de pacientes

Maioria dos pacientes relata sintomas gripais leves

Redação

O município de Blumenau registrou uma alta demanda de pacientes nas unidades de saúde nesta terça-feira, 4, e devido a isso implementará novas medidas para reduzir filas e melhorar o atendimento à comunidade. As cidades de Gaspar e Indaial também relataram aumento de demanda nos postos de saúde.

Em Gaspar, desde o dia 20 de dezembro de 2021, até essa segunda-feira, 3, mais de 1 mil pessoas procuraram atendimento devido a sintomas gripais leves. Em Indaial, o pronto-socorro do Hospital Beatriz Ramos também registrou grande aumento de procura de pacientes com síndrome respiratória.

Novas Medidas em Blumenau 

Para conter a alta demanda de atendimento, a Prefeitura de Blumenau anunciou que irá adotar novas medidas. Para reduzir filas e melhorar o atendimento à comunidade, as salas de vacina dos Ambulatórios Gerais (AGs) funcionarão em horário estendido e a aplicação da dose de reforço será expandida para outras 12 unidades de saúde.

Atualmente, com a ampliação do horário, as salas de vacina dos AGs atenderão o público de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, com distribuição de senhas até 19h.

Os atendimentos a casos suspeitos de síndrome gripal, entre eles de Covid-19, também são realizados nas unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). O objetivo é desafogar o atual aumento da demanda registrada nos Ambulatórios Gerais e aproximar os pacientes de suas unidades de referência.

A outra novidade envolve a oferta da dose de reforço também em 12 unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs). O atendimento das salas de vacinação será de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 15h30.

Lista de ESFs que aplicarão a dose de reforço em Blumenau:
1) ESF Armando Odebrecht I (Rua Professor Jacob Ineichen, 50 – Itoupavazinha);
2) ESF Geraldo Schmidt Sobrinho I (Rua Johann Saschse, 2.602 – Salto do Norte);
3) ESF Tereza Lezscowitz I (Rua Felipe Bauler, 2.155 – Itoupavazinha);
4) ESF Glodoaldo Lino de Amorim II (Rua Araranguá, 728 – Ribeirão Fresco);
5) ESF Augusto Cesar Viana I (Rua General Osório, 2.677 –  Água Verde);
6) ESF Jovino Inácio Cardoso I (Rua Maria Popoer, s/nº – Água Verde);
7) ESF Ângelo de Caetano I (Rua Godofredo Rangel, 100 – Fidélis);
8) ESF Gustavo Tribess I (Rua Hermann Tribess, 1.975 – Tribess);
9) ESF Gustavo Haase (Rua Santa Maria, 2.056 – Progresso);
10) ESF Maria S. Baumgartner I (Rua da Glória, 1.993 – Glória);
11) ESF Martin Volles I (Rua Franz Volles, s/nº – Itoupava Central);
12) ESF Arão Rebello I (Rua Franz Muller, 1.950 – Velha Grande).

Medidas em Gaspar e Indaial

Ambas as prefeituras de Gaspar e Indaial reformaram que é necessário quer a comunidade entenda que há uma explosão de procura por atendimento acima da capacidade atendida pelos pronto-socorro e postos de saúde.

A prefeitura de Indaial ainda reforça que para melhorar a situação e aliviar o fluxo de atendimentos, orienta-se que a população procure as unidades de saúde de seus respectivos bairros.

Unidade Básica de Saúde do Centro de Gaspar segue aberta de segunda a sexta-feira das 7h30 às 12h e das 13h às 16h30, e o Centro de Triagem para Covid-19 de Gaspar, que atende pessoas com sintomas gripais, funciona na Arena Multiuso de segunda a sexta-feira das 8h às 16h30.

Em Indaial, os atendimentos médicos nas Unidades de Saúde dos bairros está acontecendo de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 13h às 17h nas unidades de Polo Benedito, centralizado na Unidade Bertolina May Kechele, Polo Nações, centralizado na Unidade Dr. João José Candido da Silva e polo Tapajós, na Unidade Remo Wendorf.

Outra opção é o pronto-atendimento do Sais, que retornou suas atividades e está funcionando de segunda a sexta, das 18h às 22h. Além disso, há o Centro de Atendimento e Enfrentamento à Covid-19 (Caec), está funcionando normalmente de segunda a sexta, das 8h às 17h.

Saiba mais: Covid-19: Blumenau amplia locais e horários de atendimento para intensificar vacinação


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo