No mês de março, o projeto Ciclo de Formação – Debates em Cinema trará quatro formações em cinema de forma online e gratuita, com objetivo de valorizar o envolvimento e a formação do público como condição essencial para fortalecer um olhar crítico sobre os filmes, ampliando a relação do espectador com a linguagem cinematográfica e com obras geralmente menos conhecidas.

Sobre o projeto

Este projeto é patrocinado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei nº 14.017/2020), vinculado à Secretaria de Cultura e Relações Institucionais de Blumenau, objetivando a formação de público para o cinema. Produzir ações voltadas à formação de público e à democratização de acesso a obras cinematográficas possibilita a criação de vínculos de interesse mais consistentes entre o público e o cinema.

Como já escrevi por aqui uma vez, após superarmos a visão reducionista de uma hierarquia de saberes entre quem produz e quem recebe, compreendemos nosso lugar fundamental enquanto sujeitos espectadores.

As formações existem justamente para isso, para nos ajudar a assumir uma postura ativa, crítica e não-nivelada diante do dispositivo audiovisual, ou, nas palavras de Ranciére, para nossa emancipação enquanto espectador.

As formações ocorrem toda quarta-feira do mês de março, sempre às 19:30, pela plataforma ZOOM. O link com as informações será encaminhado junto com a confirmação de inscrição, via e-mail dos participantes. As formações terão duração entre 1h a 1h 30 m. É necessário se inscrever no limite de até 2 dias antes da formação pretendida.

É possível se inscrever em quantas formações forem desejadas, desde que ainda haja vagas, que tem o limite de 20 vagas por formação. Todas as formações disponibilizam certificação. Além disso, haverá sorteio de presentes aos participantes, ampliando a ação de democratização de acesso às obras cinematográficas. Imperdível, não?

Programação

03. março – Como analisar um filme
10. março – Cinema feito por mulheres
17. março – Cinema latino-Americano
24. março – Cinema de Terror

Para conhecer as formadoras, os conteúdos específicos de cada formação e outras informações, acesse o site. Para se inscrever, é só clicar neste link.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Deixe uma resposta