De pai para filho: família abre primeira vinícola de Blumenau

Vinhos orgânicos são produzidos na Nova Rússia

A paixão por um bom vinho uniu pai e filho blumenauenses para trabalharem juntos nas primeiras bebidas plantadas e produzidas em Blumenau. Localizada na Nova Rússia, no bairro Progresso, a Vinícola Pavesi trabalha com uvas orgânicas e sabores diferentes.

Mário Pavesi começou a preparar a terra em 2014 e plantou as primeiras sementes no início do ano seguinte. Um ano depois, a primeira safra deu origem aos primeiros vinhos. Porém, inicialmente, apenas a família consumiu as bebidas, para seguir os testes até a comercialização em 2021.

“Eu sempre abracei a causa. Antes da nossa primeira safra, passei um mês na Itália vivenciando vinícolas, ajudando desde a colheita até a fermentação e envase. Foi uma experiência muito construtiva. Um mês depois que voltei nossa uva ficou pronta para colheita e pude aplicar as técnicas no nosso vinho com a memória fresca. Fomos pontuando as coisas boas e ruins para melhorar”, conta o filho Lucas Pavesi.

Vinícola Pavesi/Divulgação

A preocupação em comer o que planta vem desde as gerações passadas. A avó de Lucas, hoje com 90 anos, ainda cultiva as próprias frutas e vegetais. Eles mantiveram a tradição de não usar agrotóxicos mesmo na produção industrial. A terra nunca havia sido usada para plantio ou criação de gado.

“Faz parte da nossa cultura familiar comer bem e saudável, de forma natural. Com o mínimo de agrotóxicos e industrializados possível. Só não conseguimos o selo orgânico ainda por conta da burocracia, mas é um plano para o futuro”, conta.

Dois morros com insolação máxima foram selecionados no terreno da família, onde também ficam o restaurante Permita Ser e a pousada Rio da Prata Eco. Tudo em meio ao Parque Nacional da Serra do Itajaí.

Lucas ainda explica que, além de ser a primeira vinícola de Blumenau, a Pavesi também é a única da região localizada em uma altitude mais baixa. Segundo ele, os outros municípios que produzem vinhos são mais elevados, o que influencia no sabor.

Vinícola Pavesi/Divulgação

Mário é quem fica responsável pela plantação, cuidados das parreiras e frutificação. Já o filho cuida da colheira, fermentação e vinificação. A adega fica no subsolo do restaurante, e muitas vezes o trabalho dos dois se misturam.

“Adaptamos o espaço e compramos vários equipamentos, mas ainda vamos investir mais. Queremos trabalhar com novas espécies de uva, como a merlot. Mas estamos crescendo conforme nossas pernas”, explica Lucas.

Vinícola trabalha com três uvas

Nesta primeira safra para venda, com cerca de 250 garrafas, três espécies de uva foram selecionadas para produzir os vinhos. Todos são do tipo seco. A principal é a bordô, bastante comum na região.

Lucas descreve o sabor dela como frutado. Com aroma de ameixa seca e framboesa e, na boca, um fundinho de morango e outras frutas vermelhas maduras. “É um vinho com uma linda coloração, ótimo para beber com comida ou em uma conversa entre amigos”, descreve.

Outro mais leve e, ao mesmo tempo, mais ácido é o moscato tinto. O vinicultor diz que ele se aproxima do vinho do porto, mais adocicado. Novos testes serão realizados com a espécie, talvez até para produzir uma versão rosé dele. “Ele tem notas de nozes, uma pegada que lembra pão e notas minerais”.

Vinícola Pavesi/Divulgação

Por último, o mais diferenciado, da espécie guava – mais conhecida como casca grossa. Uma parente distante da chardonnay, mas com notas totalmente diferentes. “Não chega a ser um vinho branco, porque na fermentação fica com coloração laranja. O sabor tem notas de pitaia, goiaba e um fundinho de acerola. Estamos apostando que vai conquistar o paladar das pessoas”, comenta Lucas.

Restaurante oferece eventos de degustação

Quem se interessar em provar os sabores diferentes dos vinhos da Pavesi pode degustar eles no restaurante Permita Ser, tocado pela família. O último evento de degustação será realizado no próximo sábado, 31.

Durante o jantar, marcado para começar às 19h, um sommelier irá guiar as degustações. Os vinhos serão harmonizados com a comida. As vagas são limitadas e reservas devem ser feitas no site.

Restaurante é cercado por mata nativa, trilha e rio. Foto: Vinícola Pavesi/Divulgação

A partir de agosto, interessados poderão fazer uma degustação autoguiada, a partir de um material preparado para os visitantes. O restaurante atende de quinta a domingo, além de eventos especiais que podem ser conferidos no Instagram.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo