Defesa Civil de Blumenau alerta população sobre risco de deslizamentos em encostas

Previsão é que sol predomine, mas chuvas devem cair nos finais de tarde dos próximos dias

As chuvas que causaram mortes e estragos em cidades do litoral catarinense já se afastaram, mas ainda há possibilidade de pancadas nos próximos dias. Em Blumenau, a maior preocupação é com as encostas, já bastante encharcadas pela sequência de dias chuvosos.

Segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Rodrigo Quadros, a preocupação maior é com as áreas que correm risco de deslizamento de terra. Nesses locais os moradores devem ficar atentos a qualquer sinal de perigo, como frestas na parede da residência, árvores inclinadas e rachaduras em muros:

“Ainda pode chover sexta-feira e sábado. Quem mora em situação de risco tem que ficar atento porque o solo está saturado desde dezembro”, ressalta.

O secretário recomenda a rápida evasão da casa em qualquer sinal de deslizamento. Quando estiver em um local seguro, o cidadão deve ligar para a Defesa Civil no 199. Quanto a alagamentos, os riscos de alagamentos são mínimos para a cidade, segundo Quadros.

Previsão para o fim de semana

Tempo firme e temperaturas altas voltam a ser registradas em Blumenau ao longo do fim de semana. Devido ao deslocamento da área de instabilidade para o mar, o calor retorna, podendo chegar a máxima de 33 ºC na tarde desta sexta. No fim do dia, áreas de instabilidade devem provocar pancadas de chuva com trovoada.

No sábado, 13, o dia começa com predomínio de sol e calor. No fim da tarde, devido às altas temperaturas (máxima pode chegar a 33 ºC), deve ocorrer pancadas de chuva com formação de trovoadas e descargas elétricas.

No domingo, 14, o sol deve predominar em boa parte do dia, condição que deve mudar somente no fim da tarde, quando a chuva chegar – podendo trazer trovoadas e descargas elétricas com rajadas de vento e queda de granizo de forma isolada. A temperatura máxima ficará em 34 ºC.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo