Defesa Civil de Rio do Sul aciona abrigos por risco de alagamentos

Situação em Blumenau é tranquila. Previsão é de melhoria no tempo nesta terça

Defesa Civil de Rio do Sul aciona abrigos por risco de alagamentos

Situação em Blumenau é tranquila. Previsão é de melhoria no tempo nesta terça

Redação

Após dias de chuva persistente em Santa Catarina, a Defesa Civil de Rio do Sul abriu, de forma preventiva, dois abrigos. Com o nível do rio Itajaí-Açu em 6,72 metros às 20h, a previsão é que aos 7,00 metros as primeiras famílias sejam retiradas de áreas de risco e levadas para os abrigos que estão localizados nos bairros Bela Aliança e Progresso.

Equipes do Corpo de Bombeiros de Lages e de Curitibanos estão em alerta, para a necessidade de uma força-tarefa em qualquer emergência. A Defesa Civil do Estado continua monitorando a condição meteorológica na região e comunicando a população.

Segundo o secretário de estado da Defesa Civil, João Batista Cordeiro Júnior, a tendência é que o nível chegue a 7,5 metros. De forma preventiva, quando o nível do rio chegar aos 7, metros, 120 famílias dos bairros Bela Aliança e Progresso deverão ser encaminhadas para os abrigos.

Em Rio do Sul, os abrigos estão funcionando: na Sede do Lions Clube, no bairro Progresso e no Salão da Igreja Católica, no bairro Bela Aliança.

Barragens

Segundo a Defesa Civil de Santa Catarina, permanecem fechadas as sete comportas da barragem de Taió e três das cinco comportas da barragem de Ituporanga. Apenas 20% da capacidade de armazenamento dos reservatórios estão sendo utilizados.

Nível do rio em Blumenau

Em Blumenau, a situação é bem mais tranquila quanto ao risco de alagamentos. O nível do rio Itajaí-Açu estava em 3,61 às 20h. O estágio de alerta começa apenas com o nível acima dos seis metros.

Quanto a deslizamentos, segundo o secretário de Defesa do Cidadão, Carlos Menestrina, houve apenas chamados para a Defesa Civil sobre pequenas ocorrências, sem gravidade.

Previsão do tempo

Nesta terça-feira, ainda pode chover no início da madrugada, mas a previsão é de que o tempo fique seco ao longo do dia. As temperaturas vão baixar e sol finalmente deve predominar. Confira aqui a previsão completa para Blumenau e o Vale do Itajaí.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio