Dez dos 15 vereadores de Blumenau ensaiam candidaturas a deputado em 2018

Confira os nomes dos principais partidos da cidade para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados

Dez dos 15 vereadores de Blumenau ensaiam candidaturas a deputado em 2018

Confira os nomes dos principais partidos da cidade para a disputa de vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara dos Deputados

Julia Schaefer

Dois terços da Câmara de Vereadores de Blumenau têm as atenções divididas neste início de ano legislativo. Dez dos 15 parlamentares são citados pelos dirigentes de partidos como possíveis candidatos a deputado estadual ou federal em 2018. Para quatro deles, a presença na urna em outubro já é dada como certa. Os demais dependem das articulações internas dos partidos.

Se as candidaturas forem confirmadas, os vereadores não serão obrigados a deixar os cargos durante a campanha. Ou seja, poderão dividir o tempo entre as demandas do município e pedir votos. Há ainda a possibilidade de uma licença para se dedicar à eleição.

O presidente da Câmara (e pretenso candidato a deputado federal), Marcos da Rosa, diz que há opções para que o Legislativo blumenauense não perca produtividade durante o período. Uma delas é dar a oportunidade aos suplentes. Seria também uma forma de “oxigenar” o trabalho.

“Agora, é claro, se eles deixarem a desejar nas sessões e trabalho legislativo, a comunidade sentirá e poderá fazer uma avaliação. Além disso, os vereadores podem focar seu trabalho de campanhas na região e continuar atendendo às demandas do município”, informa.

Até o momento, das 10 possibilidades de candidatura, apenas quatro estão confirmadas: o PSDB lançou os vereadores Sylvio Zimmermann e Jens Mantau; o SD, Zeca Bombeiro, e o PP, Almir Vieira. Todos tentarão um cargo na Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

Outros 11são citados como nomes que seguem na disputa, mas sem confirmação: Adriano Pereira (PT), Oldemar Becker (DEM), Ito de Souza (PR), Bruno Cunha (PSB) e Ricardo Alba (Patriota), todos como deputados estaduais. O único pré-candidato a deputado federal é Marcos da Rosa (DEM).

A reportagem entrou em contato com as presidências dos dez partidos com mais filiados em Blumenau e com os partidos que possuem representação na Câmara de Vereadores para levantar opções que o leitor blumenauense pode encontrar em outubro.

A maior parte das candidaturas não está sacramentada porque depende de negociações, inclusive na composição das chapas majoritárias. Há casos em que blumenauenses podem desempenhar papel de destaque, deixando vagas posições para a Câmara dos Deputados ou Assembleia.

 

PT
Ana Paula Lima – Deputada estadual ou federal (a confirmar)
Adriano Pereira – Deputado estadual (a confirmar)

SD
Zeca Bombeiro – Deputado estadual

MDB
Ericsson luef – Deputado federal
Daniel Hostin – Deputado estadual (a confirmar)

PP
Almir Vieira – Deputado estadual
Michael Raul Schneider – Deputado federal (a confirmar)

DEM
Marcos da Rosa  – Deputado federal (a confirmar)
Jorge Cenci – Deputado federal (a confirmar)
Andrey Tomazi – Deputado estadual (a confirmar)
Oldemar Becker – Deputado estadual (a confirmar)

PSDB*
Marco Antônio Wanrowsky – Deputado federal
Jens Mantau – Deputado estadual
Sylvio Zimmermann- Deputado estadual
* A chapa tucana pode ter alterações se Napoleão Bernardes não conseguir espaço como candidato a senador, vice-governador ou senador. Neste caso, ele poderia sair a deputado federal.

PTB
Segundo o presidente do partido no município, Carlos Velozo, o PTB não lançará nenhum candidato de Blumenau a deputado federal.

PDT
João Natel – Deputado federal (a depender das articulações, Natel pode ser candidato ao Senado)
Roberto da Luz – Deputado estadual
Teresinha Cardoso – Deputada estadual

PR
Ito de Souza – Deputado estadual (a confirmar)

PSD
De acordo com o presidente da legenda, Jean Kuhlmann, as candidaturas só serão confirmadas na convenção do partido, dentro do prazo legal. O encontro será no mês de julho.

PSB
Fabiano Dadam – Deputado estadual
Bruno Cunha – Deputado estadual (a confirmar)

PROS
Sem definição.

PATRIOTA:

Ricardo Alba – Deputado estadual (a confirmar)
Ivan Naatz – Deputado estadual
Rui Goudinho – Deputado federal (a confirmar)

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio