Documentário Hermann resgata, de forma inédita, cartas escritas pelo fundador de Blumenau

Com realização de O Município Blumenau e produção da Trilha Filmes, documentário estreia no aniversário da cidade

Documentário Hermann resgata, de forma inédita, cartas escritas pelo fundador de Blumenau

Com realização de O Município Blumenau e produção da Trilha Filmes, documentário estreia no aniversário da cidade

Cristóvão Vieira

No dia 2 de setembro, aniversário de 169 anos de Blumenau, o jornal O Município apresentará o documentário Hermann. Serão três episódios, publicados no portal e também na página oficial no Facebook, que remontam a história do pioneiro e histórico fundador de Blumenau por meio de cartas da sua própria autoria. O conteúdo teve a produção da Trilha Filmes.

A chegada na região, as primeiras impressões, as dificuldades e até mesmo o temperamento do doutor Hermann Bruno Otto Blumenau é explorado com detalhes, em entrevistas exclusivas com voluntários do Arquivo Histórico Professor José Ferreira da Silva, que traduziram cartas e documentos.

Este material veio para Blumenau diretamente de Wolfenbüttel, na Alemanha. Foram correspondências trocadas ao longo dos últimos dois séculos, que totalizaram 7 mil documentos. O material foi todo digitalizado e encaminhado em 15 DVDs para o município. São fotografias, documentos, cartas e mapas, que por 15 anos foram analisados e traduzidos por um grupo de voluntários do Arquivo Histórico.

O primeiro episódio será publicado no dia do aniversário, 2 de setembro. Já o segundo estará no site e no Facebook na quarta-feira, 4. No dia 6 , sexta-feira, será publicada a última parte do material.

“É uma nova forma de ver o personagem Blumenau”

Diretamente envolvida com o projeto das traduções – e também entrevistada no documentário -, a diretora do Arquivo Histórico e historiadora Sueli Petry acredita que é uma oportunidade de socializar o acervo existente. “Há documentos recentes que foram transcritos e traduzidos, e nos permitem fazer uma avaliação e um reconhecimento da figura do doutor Hermann. É um novo olhar, uma nova forma de ver o personagem Blumenau”.

Segundo ela, o conteúdo humaniza o fundador de Blumenau, já que expõe não a figura conhecida do imigrante que construiu a colônia mais bem-sucedida das Américas, mas sim o ser humano que ele foi. “Com as cartas pôde-se descobrir o homem, o pai, a pessoa de Hermann, além de seus sonhos. O que ele gostaria de ser antes deste processo de colonização”.

O documentário, para Sueli, oportunizará o acesso à comunidade a todo o trabalho que foi realizado pela equipe do Arquivo Histórico.

O mito por trás do colonizador

Foram cinco meses de leituras, entrevistas e pesquisas – além de outros dois meses para gravações, produção e edição – para que o documentário fosse realizado. Produtora da Trilha Filmes, Letícia Silva crê que o material acaba por destrinchar um perfil pessoal de Hermann. “A gente queria entender a personalidade dele, dentro do seu contexto. Sem preconceitos, sem os rótulos tão presentes em livros de história”.

Segundo a produtora do documentário, o envolvimento neste conteúdo fez com que a cidade de Blumenau pudesse ser vista com outros olhos. “É incrível porque, no decorrer do trabalho, sentar ou caminhar por onde ele viveu trazia sempre um arrepio, uma sensação de presença muito forte. Isso também é uma sensação em comum com os voluntários, por exemplo. Todos descrevem uma experiência muito intensa de troca de energia durante o trabalho de transcrição”.

Exibição na Fundação Cultural

Além das exibições no site e nas redes sociais de O Município Blumenau, a Fundação Cultural de Blumenau também transmitirá o conteúdo na exposição Hermann Blumenau – fragmentos de sua história, no Museu da Família Colonial, dia 4 de setembro, às 10h. A exposição terá a duração de um ano, e após a exibição original, o documentário ficará sempre reproduzindo na parte interna do museu.

Confira o teaser do documentário.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo