DPVAT está, em média, 63% mais barato neste ano

Mensagens do WhatsApp de que valor baixo seria desconto são falsas

DPVAT está, em média, 63% mais barato neste ano

Mensagens do WhatsApp de que valor baixo seria desconto são falsas

O Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) está, em média, 63,% mais barato neste ano. Dependendo da categoria do automóvel, a redução passa dos 70%.

O DPVAT é o seguro obrigatório pago junto com o licenciamento anual dos veículos. A data de pagamento do DPVAT em Santa Catarina é até o último mês do final da placa do veículo. Por exemplo, para carros com final 1, o prazo para pagamento é de 31 de janeiro, final 2, 28 de fevereiro, e assim por diante. A tabela com datas também pode ser conferida na página da seguradora.

Os valores do seguro obrigatório são definidos pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP). Em dezembro do ano passado, o conselho já havia informado que o preço do DPVAT cairia drasticamente. Segundo o órgão, essa queda foi possível por ações contra fraudes na obtenção do seguro.

“A redução dos prêmios tarifários foi possível devido ao montante de recursos acumulado em reservas técnicas superior às necessidade atuariais do Seguro DPVAT. Tal excesso é consequência das ações de combate à fraude que levaram à uma redução significativa dos sinistros somado à rentabilidade dos recursos acumulados”, informou o CNSP em nota à imprensa.

 

Notícias falsas

A redução significativa nos valores de todos os veículos tem chamado a atenção, por isso uma série de notícias falsas têm sido propagadas em aplicativos como o WhatsApp e nas redes sociais.

Essas mensagens dizem que o valor baixo do DPVAT só valeria para quem pagá-lo até uma data de janeiro. Algumas delas diziam que 2 de janeiro era o prazo.

A Seguradora Líder já informou que se trata de notícia falsa espalhada. Os valores informados na tabela, inclusive os R$ 16,21, valem para o ano inteiro. Portanto, o seguro obrigatório pode ser pago normalmente, na data estipulada.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo