Dupla é condenada por matar mãe e filho carbonizados no Norte Catarinense
Crime ocorreu em 2019
Dois homens foram condenados na última semana como responsáveis por matar mãe e filho carbonizados em Guaramirim, no Norte Catarinense, em 2019. O homicídio foi considerado duplamente qualificado, por motivo fútil e emprego de fogo. As penas somam 56 anos de prisão.
Conforme a denúncia do Ministério Público (MP-SC), os réus estavam bebendo com as vítimas em um bar no dia do crime. Iracema Santana Rodrigues e seu filho, Mateus Santana Rodrigues Pereira do Santos, saíram do bar com os homens até a residência onde moravam.
A mulher tinha 59 anos e o rapaz, 27 anos. Já na casa das vítimas, um dos réus iniciou uma discussão por que acreditava que Iracema teria furtado dinheiro dele.
O segundo acusado deu socos e chutes em Mateus, que, já caído no chão, foi atingido por um pedaço de madeira na cabeça e pisoteado. Iracema já estava desacordada em sua cama no momento da briga.
Com as vítimas desacordadas, um dos réus ateou fogo em uma das cortinas e trancou as portas da casa. O fogo se alastrou pela residência, matando as vítimas carbonizadas.
Condenados por homicídio duplamente qualificado, um dos réus terá que cumprir a pena de 32 anos de reclusão, em regime fechado. Ele teve a prisão preventiva mantida. O outro homem terá que cumprir a pena de 24 anos de reclusão, em regime fechado. Ele teve a prisão domiciliar mantida, com uso de tornozeleira eletrônica, por ter 73 anos e possuir doença grave.
Apesar de os réus não poderem recorrer em liberdade, a decisão é passível de recurso.