Durante pandemia, aumenta procura de atendimento psicológico por profissionais da saúde em Blumenau

Trabalhadores passam o dia a dia com pacientes e vítimas da Covid-19

Durante pandemia, aumenta procura de atendimento psicológico por profissionais da saúde em Blumenau

Trabalhadores passam o dia a dia com pacientes e vítimas da Covid-19

Jotaan Silva

Não é mais novidade a situação dos hospitais em Blumenau. As unidades estão cheias com pacientes de Covid-19 e, infelizmente, além de terem as UTIs lotando, registram pacientes morrendo dia após dia. Nesses hospitais, existem os profissionais que convivem com cada uma dessas pessoas e que sentem de perto a situação.

Devido a isso, as três instituições de Blumenau – Santa Isabel, Santo Antônio e Santa Catarina – estão dando atendimento psicológico aos trabalhadores, com a intenção de assegurar a saúde mental.

“Desde março já iniciamos esse tipo de atendimento aos colaboradores, para todos aqueles que estavam atendendo este tipo de situação, seja médico, enfermeiro ou quem recebe os pacientes”, destacou a psicóloga do Hospital Santa Isabel, Ana Cláudia Stolfi Vronski.

Segundo ela, nos primeiros momentos os profissionais eram buscados para conversar, seja em grupo ou particular. Mas, com o passar do tempo, os próprios colaboradores começaram a procurar ajuda, para falar sobre o assunto e dividir as dificuldades.

“A gente sempre passou pra eles que é normal sentir medo, é normal sentir tristeza. Muitos ficam abalados com o que estamos passando, e nosso papel era tentar de alguma maneira, com a psicoterapia, fazer eles entenderem que isso é do ser humano”, complementou Vronski.

No HSI, eles ainda realizaram mudanças estruturais, como retirar as notícias e noticiários dos corredores e refeitório. Ao invés disso, substituíram por música e cartazes. Mensagens de apoio entre os setores também foram confeccionadas para dar um maior ânimo aos colaboradores.

No Hospital Santa Catarina as atividades são métodos utilizados como forma de bem-estar e cuidado da saúde mental dos funcionários. Além de atendimento psicológico para todos os colaboradores, através do serviço de Psicologia Organizacional, as psicólogas da instituição realizam encontros entre os setores.

O objetivo é que os profissionais possam colocar pra fora as angústias, medos e dificuldades. E através disso, são montadas também estratégias em saúde mental para atender a demanda dos colaboradores.

No Hospital Santo Antônio, o atendimento psicológico aos funcionários também vem sendo tratado com atenção, segundo a instituição. As próprias psicólogas da unidade conversam e atendem os colaboradores, conforme demanda enviada pelos supervisores de cada área.


Ainda não está no grupo de notícias do jornal no WhatsApp? Clique aqui e entre agora mesmo.

Você tem Telegram? O jornal tem um canal de informações lá. Clique aqui e participe.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo