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Eduardo Pinho Moreira sinaliza financiamento para a margem esquerda, no Centro de Blumenau

O governador Eduardo Pinho Moreira (PMDB) planeja vir a Blumenau na próxima semana pela primeira vez depois de assumir o cargo em definitivo. Ele ocupou o lugar de Raimundo Colombo (PSD), que se licenciou e planeja disputar as eleições para o Senado em outubro.

Em entrevista à Rádio Clube de Blumenau, Moreira sinalizou a possibilidade de financiamento via BNDES para a conclusão da margem esquerda do rio Itajaí-Açu, no Centro. A segunda etapa da obra prevê a urbanização do local, para lazer e turismo. O governador também confirmou que o engenheiro blumenauense Paulo França (PMDB) será oficializado secretário de Infraestrutura. Confira trechos da conversa com o jornalista Evelásio Vieira Neto:

Governador Eduardo Pinho Moreira, por que toda essa engenharia nas Agências de Desenvolvimento Regional, não só na nossa região mas também em diversas regiões do estado?

Eduardo Pinho Moreira: Olha, primeiro porque as secretarias regionais, que depois viraram agências regionais, elas perderam as suas características. Quando o Luiz Henrique e eu (ele era o governador e eu o vice, em 2002) ganhamos as eleições, falamos que precisávamos levar o governo para próximo do cidadão catarinense, e foi esse o objetivo mesmo. E nós conseguimos chegar muito próximo, levar as estruturas, os prefeitos não precisavam vir a Florianópolis para resolver as suas questões. Houve muitas conquistas, que depois foram perdendo importância. Reduzi 15 agências regionais, mais quatro secretarias aqui em Florianópolis. Reduzi 185 cargos comissionados, e vou reduzir mais ainda, viu? Vou conseguir nas próximas semanas fazer mais alguns anúncios de redução, porque aí sobra mais dinheiro para saúde e segurança pública.

Sobre a SC-108 (prolongamento da Via Expressa) e duplicação da rodovia Jorge Lacerda, SC-412, como é que o senhor está avaliando o andamento essa duas obras? Inclusive nós temos a informação de que o engenheiro Paulo França vai ficar como secretário [de Infraestrutura].

É verdade, essa é a boa notícia. Todos os órgãos vinculados à área de infraestrutura e  rodovias serão comandados por um blumenauense: Paulo França. O Paulo conhece essas duas rodovias,  sabe que a SC-108 teve problemas de licitação, ela foi colocada sem fiscalização. O Tribunal de Contas recomendou a sua parada, mas o importante é que os recursos existem, são financiamentos do Banco do Brasil. Agora, a obra não poderia continuar porque a primeira medição dela foi de trinta e tantos milhões, com dinamitação de rochas e tudo aquilo. Então, não pode fazer uma rodovia com esses valores sem ter uma fiscalização. Foi contratada uma empresa pra fiscalizar as ações da empreiteira responsável pela obra, pra gente ter um acompanhamento mais técnico e mais exato. A Jorge Lacerda está num ritmo mais ou menos. Dentro das cidades, por exemplo, Ilhota, tem que haver um convênio do governo do estado com a prefeitura de Ilhota, porque ali passa ser uma rodovia municipal. Essa obra, é uma obra importante, é uma rodovia muito movimentada e agora é fundamental que o governo federal acelere a BR-470, que daí realmente Blumenau vai ficam bem servida de rodovias e a mobilidade urbana melhorar, porque hoje em dia está terrível.

Para 2018 temos alguma expectativa da urbanização da margem esquerda em Blumenau?

Seria algo embelezador para uma cidade que já é bela, e que tem fortes atrativos turísticos. Eu estive aí em Blumenau na época como vice-governador, com poucos dias de exercício, e eu tentei. Aí, é claro que o governador Raimundo Colombo determinou outras prioridades e acabou não conseguindo. Eu falei com o prefeito Napoleão [Bernardes] há oito ou dez dias atrás e fiquei de fazer uma visita a Blumenau. Quem sabe na semana que vem eu vá a Blumenau e aí nós já poderíamos ter um financiamento do BNDES para algumas obras importantes. Vou buscar incluir isso, se for a decisão naturalmente da prefeitura municipal. A escolha da obra sempre é do prefeito, mas é claro que Blumenau merece parcerias do governo de Santa Catarina.