Eleições 2020: conheça o candidato a prefeito de Blumenau, Jairo Santos

Saiba mais sobre o candidato a prefeito, Jairo Santos (PRTB), e do candidato a vice, Fábio Alvacyr (PRTB)

Eleições 2020: conheça o candidato a prefeito de Blumenau, Jairo Santos

Saiba mais sobre o candidato a prefeito, Jairo Santos (PRTB), e do candidato a vice, Fábio Alvacyr (PRTB)

Redação

Seguindo a série de perfis sobre as chapas concorrendo a vaga de prefeito e vice-prefeito de Blumenau, o jornal O Município Blumenau apresenta a chapa do PRTB. Conheça a biografia, carreira profissional e política de Jairo Santos e Fábio Alvacyr.

O jornal está apresentando os 12 candidatos a prefeitura através de uma série com os perfis de cada um deles. A ordem será a mesma das entrevistas ao vivo com os candidatos que são realizadas de segunda a sexta, às 16h. Você pode conferir as lives através do portal omunicípioblumenau.com, pelo Facebook ou pelo Youtube.

Biografia de Jairo Santos

Jairo Santos, 45 anos, é brasileiro, casado e pai de dois filhos. Residente no bairro Salto,
nascido em Curitibanos (SC), mora em Blumenau desde os 2 anos de idade e nunca residiu em outra cidade; residiu no morro da pedreira (Ponta Aguda), depois na Rua Jonhan Ohf no bairro Velha, até a fase adulta.

Fundador da escolinha Sentinela do Vale no exército (23BI) quando era sargento do exército. Promoveu o encontro de várias famílias (brasileiros e estrangeiros) que haviam perdido o contato ou nunca souberam quem eram seus parentes. Fez o pedido à Câmara de Vereadores durante a pandemia para que fosse repassado recursos para o município, o que de fato ocorreu.

Fez o 1º pedido de impeachment do Governador no início da pandemia. Fez a petição para a reabertura dos CRAS para que a população carente pudesse receber mantimentos mínimos de sobrevivência. Fez a petição e apresentação do pedido para reabertura do comércio em Blumenau no mês de março/2020. Auxílio fundamental no dia 31 de dezembro de 2015 garantindo o Hospital Santa Isabel a receber mais de R$ 5 milhões do governo federal no ano seguinte.

Carreira profissional

Da adolescência pra a infância foi: vendedor de consórcio, vendedor em farmácia, estoquista, contínuo, servente de pedreiro, estagiário na prefeitura velha pela Promenor, entregador de flores, empacotador, vendedor de jornal no semáforo, roçador, vendedor de picolé, catador de latinhas.

Foi 3º Sargento do exército, entre 1993 e 1998. Trabalhou como agente de trânsito na Prefeitura de Gaspar, por 3 meses em 2007. E depois trabalho entre 2005 e 2008 na Prefeitura Municipal de Blumenau. Agente penitenciário e diretor do Presídio de Blumenau, entre 2009 e 2012.

Na Prefeitura Municipal de Blumenau, foi Diretor de Ouvidoria, atendimento ao Público e Arquivo Municipal de 2013 até 2016. Atualmente, é exclusivamente Advogado, de 2017 até 2020.

Carreira política

Iniciou na política no ano de 1998 como acadêmico de Ciência Política. Foi assessor
do Dr. Rocha e depois participando ativamente da vida política do município. Lutou pela pavimentação da Rua Jonhan Ohf, onde era interlocutor dos problemas daquele bairro junto ao Orçamento Participativo.

Participou ativamente de vários pedidos em prol da comunidade, desde a colocação de lixeiras na Rua Rosári, por exemplo, até a isenção de taxa de lixo onde a então Foz do Brasil ainda não havia passado, até a isenção de taxa da Faemapara quem queria construir e o processo mesmo não passando pela Faema, a taxa era cobrada.

Concorreu 4 vezes a vereador.  Foi aprovado em 10 concursos públicos, onde entrou depois como servidor de carreira. Foi convidado a ocupar cargo comissionado, no estado de Santa Catarina, como diretor do presídio e na prefeitura de Blumenau como coordenador, gerente e diretor.

Condecorado com a Comenda do Legislativo Catarinense ano de 2015; ato previsto em Lei da Assembleia Legislativa de SC para reconhecer entidades e pessoas que prestam relevantes serviços ao Estado. Eleito entre mais de 200 concorrentes como o melhor gestor público no Município de Blumenau entre os gestores da administração direta e indireta do Município e Estado de Santa Catarina.

Como diretor do Presídio de Blumenau, em 2010, implementou a individualização da pena,
construiu o parlatório dos advogados e a sala para audiências virtuais. Como diretor na prefeitura, implementou vários mecanismos de controle de processo e procedimentos, visando coibir a corrupção por parte de profissionais de áreas específicas. A frente da Praça do cidadão: implementou a nova unidade da Praça do Cidadão na região Norte. Redução do tempo de espera do atendimento para menos de um minuto. Agilidade no tempo de resposta para até dois dias de procedimentos. Implementação da Nota Fiscal Avulsa Online. Digitalização do Arquivo Histórico Municipal.

Quando ficou sob responsabilidade da Praça do Cidadão, de 08 de junho a 02 de dezembro de 2015, o trabalhador recebeu sua carteira de trabalho no prazo de cinco dias úteis, enquanto que sob responsabilidade do Ministério do Trabalho chegam a esperar até 70 dias. Observou-se que muitos processos não tramitavam pela FAEMA e mesmo assim
eram taxados indevidamente. Durante a gestão de Jairo Santos, todos os processos foram cuidadosamente avaliados e taxados conforme necessidade.

Participou diretamente como mentor ou para implementação dos seguintes projetos que se
concretizaram: Praça do Empreendedor, AMBLU, Remédio em casa, Casamento Coletivo,
Projeto amigo da escolar, regulamentação de pedágios em Blumenau.

Biografia de Fábio Alvacyr

Conhecido como Binho, é brasileiro, casado e tem uma filha. Nascido em Blumenau, Fábio é micro empreendedor: Padaria Artesanal (atual).  Trabalhou como gerente do Escritório de Produções Artísticas da dupla Téo e Edu, entre 2013 e 2015. Atualmente, trabalha como micro empreendedor.

Carreira política

Foi candidato a Vereador pelo PSL em 2000, aonde conheceu de perto o processo eleitoral. Foi assessor e chefe de gabinete do vereador Zé Marçal, por 2 anos entre 2005 e 2008. Gerente gabinete do vice-prefeito Édson Francisco Brunsfeld, em 2008. Gerente de Serviços Urbanos da Urb (2009/2011). Gerente da Secretaria da Educação (SEMED) durante 1 ano, em 2012.

Clique aqui e confira mais notícias sobre as Eleições 2020 em Blumenau


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo