Eleições em escolas e conselhos municipais agora podem ser via internet

Sistema comprado pela prefeitura permite que comunidade vote para diretor de escola e conselheiro tutelar sem sair de casa

Eleições em escolas e conselhos municipais agora podem ser via internet

Sistema comprado pela prefeitura permite que comunidade vote para diretor de escola e conselheiro tutelar sem sair de casa

Redação

Órgãos públicos municipais vão poder organizar eleições usando uma plataforma online. A prefeitura adquiriu um sistema que facilita a participação dos eleitores e ajuda a reduzir custos das votações, mantendo padrões de segurança e integridade.

Para o diretor de Sistemas, Inovação e Transparência da Segt, Julio Cézar de Souza Silva, o sistema de eleição online garante o aumento da participação popular. No caso de uma escola, por exemplo, os pais poderão escolher o novo diretor ou o novo presidente da Associação de Pais e Professores sem sair de casa e no horário mais conveniente.

O que o sistema permite
– Pré-eleição: cadastro de eleitores, candidatos ou chapas, membros da comissão eleitoral, perguntas para validação do eleitor e rotina de importação de votantes.

– Eleição: geração de login e senha para todos os eleitores e envio para o e-mail cadastrado, troca de senhas se assim o eleitor desejar, emissão de relatórios, confecção de ata, tela para validação da identidade do eleitor com perguntas, voto branco e nulo e impressão do comprovante de votação.

– Pós-eleição: emissão do relatório de votantes e não votantes. Além de relatório com quantidade de votos brancos, nulos e de candidatos ou chapas.

Vantagens
– Segurança: criptografia dos votos e do canal de comunicação.

– Conforto: o eleitor vota na comodidade de casa ou em qualquer lugar com acesso à internet.

– Economia: reduz o custo com eleições, além do eleitor não gastar com deslocamento.

– Facilidade de Uso: processo semelhante à votação tradicional, é fácil e intuitiva.

– Mobilidade: solução responsiva para tablets, smartphones e qualquer dispositivo com acesso à internet por meio de um navegador web.

– Agilidade: rapidez em todos os processos eleitorais. Do planejamento à apuração da eleição, todo o processo é online.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio