Divulgação

Um local confortável, protegido do sol e da chuva, acessível para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção, em que estão reunidas memórias de famílias inteiras. Assim é um cemitério vertical, opção moderna adotada por cada vez mais pessoas no Brasil e que tem em Blumenau um modelo.

O Cemitério e Crematório São José é um dos pioneiros neste setor. No Memorial São Francisco de Assis, uma construção com cerca de mil metros quadrados em pleno Centro, guarda-se parte da história de Blumenau.

“Um cemitério é uma colcha de retalhos das memórias de uma cidade. No caso de um cemitério vertical, isso é ainda mais evidente porque essas memórias podem ser acessadas facilmente e com conforto”, conta João Paulo Taumaturgo, administrador do São José.

Limpeza e manutenção garantidas

Há muitas vantagens para a família que escolhe um cemitério vertical. Além do custo ser menor, a administração do memorial se responsabiliza pela limpeza e manutenção dos jazigos.

Como o ambiente é coberto, não há ação do sol e da chuva e nem a necessidade de um familiar levar vassouras e produtos de limpeza para higienização. O espaço passa a representar apenas momentos de reflexão e homenagem aos que partiram.

Além disso, os jazigos eternos atendem tanto aos que desejam ser cremados quanto aos que não optam pela cremação. Isso permite que as famílias tenham um único local para reunir seus entes queridos e recordações.

Divulgação

O Cemitério e Crematório São José também se responsabiliza pelo granito, acabamento, lápide e fotografia do falecido.

Também não há risco de exposição a ladrões ou vandalismo. O prédio conta com total segurança e monitoramento por câmeras. Além disso, para chegar ao memorial não é preciso esforço físico para subir escadas, por exemplo. Há acessibilidade para pessoas idosas ou com dificuldade de locomoção.

Meio ambiente

Um cemitério vertical oferece vantagens para a comunidade como um todo. Os corpos não chegam a ter contato com o solo e os gases no interior dos túmulos são extraídos e tratados adequadamente, sem prejuízo ao meio ambiente.

Quando os restos mortais são traslados para os jazigos familiares, o espaço ocupado é muito menor do que num túmulo tradicional. Para se ter ideia, no Memorial São Francisco de Assis, em mil metros quadrados de área há cerca de 3 mil jazigos. Na área tradicional do Cemitério São José, que continua atendendo às famílias blumenauenses, são 12 mil metros quadrados para abrigar 1,8 mil jazigos.

Contatos

Conheça o Memorial São Francisco de Assis, no interior do Cemitério São José.
(47) 3322-3950