Entidades de Blumenau enviam nota ao Governo de SC pedindo prioridade em obras de mobilidade

O pedido é para a viabilização do prolongamento da Via Expressa e da duplicação da rua Dr. Pedro Zimmermann

A Acib, juntamente com as entidades empresariais da cidade que formam o Conselho de Entidades de Blumenau (Ampe, CDL, OAB, Intersindical e Somar Vale do Itajaí), enviou uma nota ao Governo do Estado pedindo prioridade na viabilização do prolongamento da Via Expressa e na duplicação da rua Dr. Pedro Zimmermann.

“As obras de infraestrutura viária são estratégicas não apenas para o desenvolvimento local, mas para toda a região do Vale do Itajaí, dada a vocação econômica pujante de Blumenau, reconhecida nacionalmente pelo seu dinamismo industrial, comercial, tecnológico e de serviços”, diz uma parte do texto.

O prolongamento da Via Expressa foi iniciado em 2014 e, dos 15 km prometidos, apenas três saíram do papel. Já o primeiro trecho da rua Dr. Pedro Zimmermann (SC-108), entre o viaduto da Mafisa e a rua Engenheiro Udo Deeke, passa por melhorias no sistema de drenagem.

Ao final, a carta reitera que essa é uma “manifestação que representa a união legítima da sociedade civil organizada blumenauense, que atua de forma coordenada em busca de soluções para os desafios urbanos e empresariais do município.”

As entidades aguardam a manifestação do Governo do Estado.

Confira a nota na íntegra:

O Conselho de Entidades de Blumenau, integrado pela Associação Empresarial de Blumenau (Acib), Associação das Micro e Pequenas Empresas de Blumenau (Ampe Blumenau), Câmara de Dirigentes Lojistas de Blumenau (CDL Blumenau), Intersindical Patronal de Blumenau e Região, Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Blumenau (OAB Blumenau) e Somar Vale Europeu, vem a público manifestar, de forma unificada e suprapartidária, sua firme solicitação ao Excelentíssimo Senhor Governador do Estado de Santa Catarina, no sentido de priorizar e viabilizar o prolongamento da Via Expressa Paul Fritz Kuehnrich e a duplicação da Rua Dr. Pedro Zimmermann, em Blumenau.

Estas duas obras de infraestrutura viária são estratégicas não apenas para o desenvolvimento local, mas para toda a região do Vale do Itajaí, dada a vocação econômica pujante de Blumenau, reconhecida nacionalmente pelo seu dinamismo industrial, comercial, tecnológico e de serviços.

A Via Expressa é um eixo vital de mobilidade urbana e logística, cujo prolongamento garantirá maior fluidez no acesso entre a BR-470 e as zonas industriais e comerciais da cidade. Já a duplicação da Rua Dr. Pedro Zimmermann, principal ligação entre os bairros da região Norte e a região central da cidade, bem como o acesso ao litoral e oeste do Estado, é urgente diante do intenso fluxo de veículos e do crescimento das atividades produtivas naquela região.

O Conselho de Entidades reafirma seu compromisso com o desenvolvimento sustentável e com o bem-estar coletivo, colocando-se como parceiro do Governo do Estado para a superação de gargalos históricos de infraestrutura que comprometem a competitividade e a qualidade de vida da população.

Esta manifestação representa a união legítima da sociedade civil organizada blumenauense, que atua de forma coordenada em busca de soluções para os desafios urbanos e empresariais do município. Por isso, conclamamos o Governo do Estado a incluir com prioridade essas duas obras no planejamento estratégico de investimentos, de modo a contemplar a Blumenau a atenção que sua representatividade econômica e social justificadamente requer.

Leia também:

1. Metropolitano vence o Tubarão e se classifica às semifinais da Série B do Catarinense
2. Homem com deficiência visual é encaminhado ao hospital após incêndio dentro de casa, em Blumenau
3. Dois homens procurados por estupro e roubo são presos em menos de duas horas em Blumenau
4. Apostador de Blumenau ganha carro 0km e R$ 50 mil na Trivale deste domingo
5. Blumenau encerra Joguinhos Abertos com oito troféus e 59 medalhas; veja em quais modalidades


Veja agora mesmo!

Primeira maternidade de Blumenau, Casa Johannastift ficou abandonada após enchentes:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo