Equipe de Blumenau está entre as 15 melhores do mundo no Desfio do Robô

Campeonato mundial reuniu 108 equipes nos Estados Unidos

Equipe de Blumenau está entre as 15 melhores do mundo no Desfio do Robô

Campeonato mundial reuniu 108 equipes nos Estados Unidos

Redação

A equipe Techmaker, do SESI de Blumenau, está entre as 15 melhores na categoria Desafio do Robô. O grupo se destacou no campeonato mundial que é realizado pela FIRST, uma organização não governamental que promove educação, ciência e tecnologia pelo mundo, e reuniu mais de 100 equipes.

Neste sábado, dia 20, a equipe foi agraciada pelos juízes do mundial de robótica da First Championship com o primeiro lugar no troféu Gracious Professionalism. O prêmio é concedido à equipe que mais demonstra respeito entre os colegas do time e com os demais competidores, além de profissionalismo e trabalho em equipe.  O anúncio ocorreu no encerramento da competição que reuniu estudantes de 60 países em Houston (EUA).

A equipe de Blumenau já havia sido reconhecida na sexta, dia 19, como um dos seis melhores projetos de pesquisa apresentado do torneio. Os estudantes desenvolveram uma solução para minimizar os efeitos gerados pelo isolamento em missões de longa duração no espaço.

O técnico da equipe, Thiago Bettega, afirma que para conseguir esse resultado contou com apoio de profissionais como a psicóloga e a supervisora da escola. Com o prêmio em mãos, ele espera que o projeto da robótica cresça cada vez mais.

“O próximo passo é não deixar isso morrer. Esses jovens continuam com os seus projetos de vida, mas no SESI vamos continuar o trabalho de desenvolvimento e a missão de transformar a vida das pessoas”, disse Bettega.

Além da Techmaker, participou da competição o time AgroRobots, com estudantes de Seara e Concórdia, que obteve o 14º melhor desempenho no Desafio do Robô entre as 108 equipes participantes. Essa foi a primeira experiência internacional para todos os estudantes que celebraram a oportunidade de conhecer jovens de vários lugares do mundo.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo