Equipe de Blumenau fica em 2º lugar em desafio internacional da Nasa
Evento aconteceu em Balneário Camboriú e mais de 400 cidades
A equipe blumenauense New Horizons se destacou ao ficar em 2º lugar no Nasa Space App Challenge, que aconteceu no último fim de semana, em Balneário Camboriú. O evento propõe um desafio internacional de aplicativos espaciais da agência americana.
Os blumenauenses foram a única equipe composta por estudantes do Ensino Médio e Fundamental em meio a profissionais e estudantes de graduação.
Esse é o maior hackathon anual global da agência. Além de Balneário Camboriú, mais de 400 cidades de diversos países receberam a maratona de inovação, que contou com mais de 25 mil participantes.
O grupo de Blumenau, formado por estudantes dos colégios Bom Jesus e Dual, criou uma solução inovadora que analisou mais de 600 artigos de experiências biológicas feitas pela Nasa no espaço, e, a partir disso, desenvolveu um sistema que permite a estudantes e pesquisadores obterem respostas destes artigos para montar gráficos de conhecimento e slides em tempo real.
Diferentemente de ferramentas existentes que correlacionam artigos através de citações de autores e palavras-chave, a solução apresentada traz o relacionamento entre os artigos usando o conhecimento presente dentro dos próprios.
Felipe Bittencourt, CEO da Odisseia AI e mentor dos estudantes, conta que os alunos usaram ferramentas de vibe-coding, método de desenvolvimento de software baseado em inteligência artificial, em que um desenvolvedor descreve o objetivo do projeto através de um prompt para um modelo de linguagem que gera o código, para montar as funcionalidades do sistema, e foram capazes de implementar funções como assistentes de IA por chat e por voz para deficientes visuais e apresentações dinâmicas criadas com IA para explicar as respostas aos usuário.
“Em dois dias de hackathon, eles criaram um sistema que uma equipe experiente levaria pelo menos dois meses para produzir há dois ou três anos atrás”, afirma.
Agora, juízes irão determinar quais projetos avançam para a próxima etapa, que será anunciada em 5 de novembro. As melhores soluções concorrem a uma vaga na final, que será em dezembro, nos Estados Unidos. Os vencedores terão a oportunidade de visitar a sede da Nasa.
Leia também:
1. Oktoberfest Blumenau 2025: programação, ingressos e muito mais
2. Reportagem do jornal O Município Blumenau é finalista do Prêmio Fiesc de Jornalismo 2025
3. Motociclista sofre traumatismo craniano após colidir com carreta em Blumenau
4. Ex-jogador do Metropolitano é convocado pela primeira vez para a Seleção Brasileira
5. Suspeito de embriagar e estuprar enteada em cachoeira é preso em Gaspar
Veja agora mesmo!
Linguiça Blumenau é produzida por família há 35 anos na Itoupava Central:

