Escola pública de Blumenau recebe projeto de fotografia que conscientiza sobre alimentação saudável

Crianças e jovens refletirão sobre temas importantes com exposições de imagens e circuito cultural

Escola pública de Blumenau recebe projeto de fotografia que conscientiza sobre alimentação saudável

Crianças e jovens refletirão sobre temas importantes com exposições de imagens e circuito cultural

Redação

Com o objetivo de realizar oficinas de fotografia em escolas ou instituições públicas para estimular olhares e percepções sobre a alimentação saudável, o Ministério da Cidadania e o Atacadão apresentam o projeto FotoArte, da ONG ImageMagica, por meio da Lei de Incentivo à Cultura.

Os educadores da ONG irão com o caminhão da fotografia para quatro escolas em todo o Brasil, entre elas a Professor Heriberto Joseph Muller, no bairro Fazenda, em Blumenau. A intenção é trabalhar de forma lúdica a questão alimentar e o desperdício de alimentos com alunos das escolas, onde ficarão por três dias.

A fotografia pode ser uma ferramenta para refletir sobre alimentação saudável e outros temas. É a partir desse princípio que a ONG ImageMagica realiza as suas oficinas, utilizando a imagem como um instrumento de transformação social e pensamento crítico.

Nos primeiros dias do circuito cultural, os participantes aprenderão algumas técnicas de fotografia e depois irão fotografar sobre os temas propostos. As imagens são feitas com o aplicativo Camino e compostas por uma legenda para complementar a mensagem. Depois, os estudantes entram no caminhão da fotografia, que simula o interior de uma câmara escura. Lá, é possível entender como as imagens são formadas nas câmeras de verdade e nos nossos olhos.

Artes e nutrientes não vão faltar no projeto FotoArte. Além das atividades com o caminhão, o projeto também contará com uma oficina especial com nutricionistas e educadoras da ImageMagica, que darão dicas para se alimentar melhor utilizando ingredientes regionais.

Durante as oficinas, os grupos irão produzir, degustar e fotografar seus pratos. Além disso, para que a atividade de cozinhar se torne um hábito, os participantes receberão um livreto ao final composto por pratos das oficinas. Assim, os alunos podem fazer em suas próprias casas.

Ao final do circuito, as escolas se tornam palco de uma linda exposição aberta à comunidade com os produtos feitos pelos participantes. É quando os novos fotógrafos mostram ao mundo seus pensamentos através da arte.

Com o intuito de envolver toda a comunidade escolar com o projeto, também serão realizadas atividades com os pais, educadores e moradores locais, além dos alunos, para incentivar ainda mais a alimentação saudável nas famílias da região.

Serviço
Local: Escola Professor Heriberto Joseph Muller
Datas: 13 a 15 de agosto de 2019
Endereço: Rua Guttenberg, 80, bairro Fortaleza, Blumenau/SC

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo