Espaços públicos amanhecem tomados por campanha em defesa da família tradicional

Prefeitura de Blumenau corrige informação e diz que autorizou ação religiosa

Espaços públicos amanhecem tomados por campanha em defesa da família tradicional

Prefeitura de Blumenau corrige informação e diz que autorizou ação religiosa

Redação

Diversos prédios e espaços públicos de Blumenau, como praça da Prefeitura e Parque Ramiro Ruediger, amanheceram com a presença de dezenas de balões vermelhos. Neles estão estampadas as frases “Família projeto de Deus”, “Deus abençoe sua família” e “8 de dezembro – Dia Nacional da Família”. Pelas vias, nos gramados das praças, pontes e até em volta do trem em frente ao prédio da prefeitura, há um total de 11 mil bexigas. Elas foram instaladas durante a noite por 180 pessoas.

Essa é mais uma manifestação da Ordem dos Ministros do Evangelho de Blumenau (Omeblu), que há cerca de dez dias espalhou outdoors com o mesmo teor pela cidade e gerou polêmica. As mensagens afirmam a família tradicional, composta por homem e mulher. A campanha desta sexta-feira acontece também em Gaspar, Indaial e Timbó.

Os outdoors espalhados no fim de novembro diziam: “XX e XY – uma questão de genética. Família projeto de Deus”, em alusão aos cromossomos que determinam o sexo biológico.

Balões coloridos

Em resposta, o movimento LGBT Liberdade promete distribuir balões coloridos, representando a diversidade. Para o coordenador, Lenilso Silva, a mensagem das igrejas é de exclusão:

“Temos famílias que são dirigidas apenas por mães, outras que são os avós que cuidam, temos arranjos familiares homoafetivos. Ou seja, é uma mensagem de ódio”, criticou.

Segundo o pastor Haroldo Kuzma, integrante da Omeblu, que reúne cerca de 70 pastores, a ideia era fazer uma declaração de amor à família:

“Nós nunca pensamos em exclusão, cada um expõe o seu modo de pensar. Nós respeitamos sempre, cada pessoa é livre para escolher seus caminhos. Mas família, por mais que existam famílias diferenciadas hoje, todas elas sempre vão ter origem numa família que é formada conforme esse padrão [homem e mulher]. A gente crê nas escrituras, na verdade de Deus”.

Autorização

A prefeitura de Blumenau autorizou a ação em dois locais: parque Ramiro Ruediger e praça do Biergarten. Em nota, a administração informou que “A utilização estendida das ruas centrais da cidade, por se tratar de uma campanha de cunho institucional e destituído de interesse comercial, não está vedada, ficando condicionada somente à integral recomposição das referidas áreas após o término do evento”.

Mais cedo, o secretário de Comunicação, Marcelo Althoff, havia informado que a prefeitura não tinha sido notificada da ação. Porém, que manteria os balões instalados no patrimônio público porque a campanha não tem fim comercial.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio