Estado se pronuncia sobre manifestação realizada por familiares de detentos de Blumenau

Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa também repassou dados sobre a pandemia dentro do espaço

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) se pronunciou sobre a manifestação realizada por familiares de detentos da Penitenciária Industrial de Blumenau na manhã desta segunda-feira, 15.

O protesto foi realizado especialmente visando o bem estar e respeito aos presos. Segundo elas, muitos dos esposos e filhos sofrem maus tratos e não são tratados com dignidade. Entre os exemplos elas citam a alimentação e a falta de produtos de higiene e objetos como chinelos.

Essa não foi a primeira manifestação organizada por familiares. Outras foram realizadas em Blumenau em setembro e em novembro do ano passado. As reivindicações seguem sendo as mesmas, além do contato com os detentos.

A SAP afirmou respeitar e defender o direito de manifestação, mas focou a preocupação na questão das visitações interrompidas. A secretaria ainda reiterou que os internos recebem objetos de higiene regularmente.

Segundo o governo do estado, os presídios atualmente contam com 32 casos ativos. Entre eles, 22 em servidores e dez em internos. Este número envolve um universo de 29 mil pessoas. Ele inclui internos, servidores, funcionários e prestadores de serviços.

Confira a nota na íntegra

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) compreende a angústia dos familiares uma vez que já estão há quase um ano sem visita presencial. A SAP também anseia pelo momento em que as visitas serão liberadas, pois isso significará o fim da pandemia. No entanto, a evolução da pandemia no estado, neste momento, não nos permite uma flexibilização nas regras que definem o conceito de muralha sanitária em torno das unidades.

Importante lembrar que uma unidade prisional ou socioeducativa é um ambiente de internação coletiva, o que potencializa a transmissão do vírus no caso de contágio. Por isso as medidas são estabelecidas de maneira científica, atendendo a critérios técnicos construídos a partir de intenso e constante diálogo com as autoridades sanitárias, por meio do Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A suspensão das visitas sociais e íntimas, assim como as demais ações que constroem o conceito de muralha sanitária no entorno de nossas unidades foram decisivas para a preservação de mais de 200 vidas, se considerarmos o mesmo índice de letalidade do estado para a população carcerária.

Panorama da Covid-19
Hoje (dia 15/02) temos 32 casos ativos (22 servidores e 10 internos) num universo de cerca de 29 mil pessoas entre internos, servidores, funcionários e prestadores de serviços).

Contato com familiares
A SAP está disponibilizando toda a sua estrutura nas unidades, em equipamentos, rede e serviços para atender de forma compensatória ao contato e à comunicação entre internos e seus familiares, com disponibilização de e-mails e visitas virtuais por videochamadas ou ligações telefônicas para os casos de familiares que não dispõem de acesso à internet. Ao todo já foram realizadas 107.502 mil visitas virtuais e 109.240 e-mails trocados entre internos e familiares.

Contato com advogados
Foram realizados 78.040 atendimentos sendo 63.711 em 2020 e 14.329 em 2021.

Trabalho
As atividades laborais estão sendo retomadas aos poucos respeitando todos os protocolos da saúde como uso de máscara, distanciamento, higienização das mãos e sanitização dos locais.

Ensino
As atividades escolares foram retomadas por meio do Ensino à Distância.

Atendimento de saúde
Mais de 240 mil atendimentos realizados pela equipe de saúde nos últimos 11 meses
Atendimento psicológico: 12.483
Atendimento serviço social: 23.669
Consultas médicas: 32.755
Atendimento odontológico: 8.919
Atendimento de enfermagem: 163.168
Total de atendimentos: 240.994
Total de exames realizados: 11.883

Vacina
Independente da data, o importante é que todos os internos serão imunizados, assim como já ocorre com a vacinação contra a gripe, febre amarela, sarampo, tuberculose entre outras. O período será definido pelo Plano Nacional de Imunização do Governo Federal.

Kit de higiene
Todos os internos recebem um kit de higiene individual composto por: papel higiênico, sabonete e barbeador (semanal); creme dental e sabão em barra (quinzenal); escova de dente (bimestral). Para a limpeza da cela os reeducandos recebem um kit composto por: ½ litro de desinfetante, ½ litro de detergente (semanal); esponja e pano (quinzenal).

Por fim, a SAP respeita e defende o direito constitucional de livre manifestação, reitera a sua compreensão pela situação dos familiares, mas segue firme no seu propósito de preservar vidas.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo