Estilistas usam fios de empresa de Gaspar em coleções da São Paulo Fashion Week

Crochê é destaque nos looks de Dario Mittmann e LED

Nesta edição da São Paulo Fashion Week (SPFW), Dario Mittmann e LED, duas referências da moda autoral brasileira, usam os fios da Círculo, empresa de Gaspar, para criar looks e detalhes em crochê nas suas coleções.

Conhecido por sua assinatura de forte identidade visual, com inspirações da cultura pop, misturando o oriental com o ocidental, o estilista Dario Mittmann apresentou sua nova coleção, Golem: uma odisseia transhumanista, mesclando o artesanal e o tecnológico em peças que provocam uma reflexão sobre o futuro da humanidade, a fusão entre o biológico e o sintético e os impactos na identidade humana.

Através de 27 looks, Dario une robótica, tecnologia e sustentabilidade e desafia os limites da moda contemporânea com peças que imitam de maneira realística a pele humana e outras matérias orgânicas, contrapostas a detalhes e acessórios de impressão 3D, criando o contraste entre o artificial e o biológico.

Eles contam também com aplicações de artesanato, grafites feitos à mão e peças de crochê, em colaboração com a estilista amapaense Poliana Brilhante, que esteve com o designer na passarela da última edição do SPFW, trazendo mais elementos produzidos manualmente e valorizando o trabalho humanizado.

Os fios da Círculo são trabalhados seguindo um viés sustentável da moda circular que está presente no desenvolvimento desta coleção. Ele usa o fio Barroco Decore Luxo para dar textura e volume para elementos impactantes, o Anne para os detalhes delicados e o Cordonê para oferecer brilho e estrutura na medida. Dario já vestiu nomes como Anitta, Camila Queiroz, Luan Santana, Ludmilla, Shakira entre outros famosos.

Já os diretores criativos, Célio Dias e Cleu Oliver, reafirmam o papel da LED como uma das marcas de moda independente mais relevantes do país, transformado suas coleções em um símbolo de identidade e cultura nacional. A coleção Brasil Show celebra a televisão brasileira, tendo novelas, programas de auditório, personagens e trilhas como fio condutor de uma moda que é pura cultura e inteligência nacional.

Entre o clássico e o arrojado, constrói um olhar próprio sobre o Brasil, ressignificando códigos populares e ampliando os limites da moda como expressão política. O crochê, feito com os fios da Círculo recebeu um toque especial neste desfile, sendo usado de forma mais experimental para formar bolsas, casacos, vestidos e peças com protagonismo.

A seleção de fios foi essencial para traduzir as texturas e volumes desejados nas criações. O brilho sutil dos fios Âme adicionou sofisticação delicada às peças, enquanto o Avelã trouxe uma maciez envolvente com um toque rústico. Já a Lã Seda conferiu leveza e fluidez com acabamento nobre.

O Barroco Decore Luxo possibilitou construções exuberantes e volumosas, criando camadas de impacto. Para uma estética mais estruturada, o Fio de Malha garantiu presença com visual marcante, enquanto o Fio Náutico trouxe resistência e protagonismo, elevando o design com personalidade.

A marca brinca com materiais como as malhas leves e as mais pesadas, o linho e o jeans, que aparece no tradicional denim até uma versão risca de giz, que dá vida a peças de alfaiataria utilitária. A coleção é repleta de listras, marca registrada da LED, nos mais diversos tecidos, tamanhos e cores.

Tem ainda looks construídos com bases tecnológicas e as camisetas, grandes virais da marca, que vão das clássicas que ultrapassam as coleções em novas cores até lançamentos que fazem homenagens a personagens, novelas e programas que continuam influenciando o nosso tempo.

Leia também:

1. Show da Banda Ira! é cancelado em Blumenau após polêmica envolvendo vocalista durante apresentação em MG
2. “Parceiro para toda hora”: quem era o motociclista que morreu na BR-470, em Blumenau
3. Empresa pede rescisão de contrato com o Samae de Blumenau e alega problemas financeiros
4. Batman, Spock e James Bond: quem é o dublador que deu voz a esses personagens e que virá para a BCX, em Blumenau
5. Aprovado projeto de lei que veta uso da palavra ‘grátis’ em eventos custeados pela prefeitura em Blumenau


Veja agora mesmo!

Casarão erguido pela família Klitzke é preservada pelos Souza, no Garcia, em Blumenau:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo