Estudantes de Blumenau boicotam formatura de agentes mirins da Defesa Civil

Solenidade não aconteceu porque alunos da Escola Tiradentes não embarcaram no ônibus. Secretaria vai ouvir direção e professores

Estudantes de Blumenau boicotam formatura de agentes mirins da Defesa Civil

Solenidade não aconteceu porque alunos da Escola Tiradentes não embarcaram no ônibus. Secretaria vai ouvir direção e professores

Redação

Vinte e um estudantes do sétimo ano da Escola Básica Municipal Tiradentes, de Blumenau, não compareceram à formatura do projeto de agentes mirins de Defesa Civil. De acordo com a direção da instituição, os alunos se recusaram a entrar no ônibus que os levaria até o Parque Vila Germânica, onde autoridades os esperavam às 9h30. A recusa em participar da solenidade teria sido um protesto contra o fechamento da escola, que dará lugar ao Colégio Militar, nas antigas instalações do Pedro II, no Centro.

Na Vila Germânica, representantes da prefeitura aguardavam a chegada dos adolescentes. Quando se percebeu atraso, foi feito contato com a escola por telefone. Conforme a diretora de Programa e Projeto da secretaria, Simone Probst, a direção informou que o ônibus foi dispensado porque os estudantes se recusaram a embarcar. Conforme Simone, havia pais de alunos na Vila Germânica, que também não haviam sido comunicados.

“Percebemos que a condução poderia ter sido diferente. Vamos pedir que a diretora faça um relatório desse episódio. Um direito foi violado, nós percebemos que esses pais não foram avisados. Foi um misto de estranheza com decepção”, afirmou.

Até o momento, a reportagem não conseguiu contato com a diretora da Escola Tiradentes.

O programa

Durante o ano de 2017, os estudantes da Tiradentes se envolveram em diversas atividades ligadas à Defesa Civil. Foram aulas teóricas e práticas com o objetivo de conscientizá-los sobre como se portar antes, durante e depois das tragédias climáticas.

A escola foi escolhida porque a maioria dos alunos mora na rua Pedro Krauss Sênior e convive em locais próximos a áreas de risco. Na formatura, cada agente mirim receberia um certificado que o credenciaria como multiplicador de informações sobre a cultura de prevenção.

O programa Agente Mirim de Defesa Civil é uma continuidade do Defesa Civil na Escola. Todo ano, dez escolas da cidade recebem aulas sobre noções básicas de percepção de risco e conhecem o trabalho do órgão. Ao fim do ano, uma dessas escolas é selecionada para, no ano seguinte, receber o programa Agente Mirim. O nome da escola que receberá o programa em 2018 será divulgado nos próximos dias.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio