EXCLUSIVO – Saiba quais são as infrações de trânsito mais comuns em Blumenau
Levantamento feito pela SMTT a pedido da reportagem de O Município Blumenau indica que já foram cometidas mais de 108 mil infrações de trânsito neste ano
Transitar em velocidade acima da permitida, estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo e avançar no sinal vermelho são algumas das infrações de trânsito mais cometidas em Blumenau. Até o final de agosto já haviam sido contabilizadas mais de 108 mil infrações de trânsito no município em 2025.
Dados das infrações de trânsito
O levantamento, realizado pela Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) a pedido da reportagem do jornal O Município Blumenau, mostra o ranking das dez principais infrações de trânsito no município. Os dados de 2025 apontam que, com 50,9 mil casos, transitar em velocidade superior à máxima permitida em até 20% é a principal violação, cuja gravidade é média, mas rende quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
A segunda infração da lista é estacionar em desacordo com a regulamentação do estacionamento rotativo, com 9,8 mil casos; esta é uma infração grave e resulta em cinco pontos na carteira. Em terceiro lugar está avançar o sinal vermelho, com 7,5 mil registros, considerada uma infração gravíssima e que terá penalidade de sete pontos na carteira, além da multa.
Ainda chamam atenção na lista outras duas infrações: em oitavo lugar, com 1,6 mil registros apenas neste ano, está o condutor dirigir sem cinto de segurança; e em nono lugar está o uso de celular enquanto dirige, com 1,5 mil casos.
Vias perigosas
Das mais de 108 mil multas aplicadas em Blumenau nesses oito meses do ano, julho registrou o maior número, com 15,2 mil notificações; seguido por março, com 14,9 mil e agosto, com 14,5 mil autos de infração.
Os números também mostram que a rua Bahia é uma das principais vias com maior incidência de acidentes, sendo registrados 84 apenas neste ano. Contudo, em anos anteriores, a rua já chegou a contabilizar 136 acidentes em 2021 e 135 em 2023. Na sequência do ranking estão as ruas General Osório e Amazonas, com 67 e 60 casos de acidentes apenas neste ano, respectivamente.
Acompanhamento contínuo das infrações de trânsito
A pasta garante que essas vias são constantemente monitoradas pelos agentes, seja com a fiscalização presencial ou por meio do sistema de monitoramento.
Além de permitir a ampla fiscalização, as câmeras de monitoramento espalhadas pelas vias do município ainda possibilitam a autuação dos condutores diante das infrações cometidas. Conforme explica a SMTT, a resolução nº 909/22 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) permite a fiscalização de trânsito por videomonitoramento, permitindo a autuação de condutores e veículos cujas infrações sejam detectadas online por sistemas de câmeras, como uso do cinto, do celular ao volante, ultrapassagens em locais proibidos, estacionamento irregular e manobras de conversão e retorno em locais proibidos.
“Essa fiscalização remota deve ser realizada por agentes de trânsito, que precisam informar no auto de infração como a infração foi detectada. Em Blumenau, são enviadas imagens juntamente com a notificação, comprovando a infração”, explica a pasta.
Já nos horários de pico, quando há maior fluxo de veículos, além da fiscalização remota, os agentes de trânsito fazem o controle presencialmente nos principais pontos de gargalo, auxiliando na fluidez do trânsito e evitando congestionamentos.
Leia também:
1. Rua de Blumenau será completamente interditada nesta semana para obra
2. Projeto para concessão do espaço do antigo Thapyoka é enviado à Câmara de Blumenau
3. Homem é preso após agredir companheira e desacatar policiais em Blumenau
4. Inscrições para participar do “Grupo Blumenau” no desfile da Oktoberfest estão abertas
5. Familiares de jovem assassinado em Indaial fazem ato por justiça durante julgamento
Veja agora mesmo!
Feito com sangue e miúdos de pato, Schwarzsauer era tradição nos casamentos da Colônia Blumenau:

