Letícia Silva

Letícia Silva é jornalista, empresária e corredora amadora. Aqui, toda segunda-feira ela compartilha em vídeo histórias inspiradoras, curiosidades e dicas de especialistas sobre o universo das corridas.

Preparador físico indica exercícios para trail running

Fortalecimento muscular nas pernas, pés e quadril contribui para reduzir risco de lesão no terreno irregular das trilhas

Letícia Silva

Letícia Silva é jornalista, empresária e corredora amadora. Aqui, toda segunda-feira ela compartilha em vídeo histórias inspiradoras, curiosidades e dicas de especialistas sobre o universo das corridas.

Preparador físico indica exercícios para trail running

Fortalecimento muscular nas pernas, pés e quadril contribui para reduzir risco de lesão no terreno irregular das trilhas

Letícia Silva

Os exercícios específicos para atletas de trail vão trabalhar, essencialmente, o fortalecimento muscular dos membros inferiores. Este pilar é fundamental na corrida de montanha porque o terreno irregular das trilhas aumenta as chances de lesão. O treinamento focado em pés, pernas e quadril melhora o rendimento do atleta.

O preparador físico Márcio Maciel tem ampla experiência com atletas de trail running. Ele explica que o treinamento para estes corredores se baseia em quatro principais fundamentos: mobilidade, estabilidade, força e potência. No vídeo de hoje, o Marcio indica alguns exercícios:

> Assista ao vídeo: equipamentos para trail running

Para quem corre asfalto, os exercícios de trail também são válidos. Mesmo que na corrida de montanha a velocidade do atleta seja menor, a trilha exige mais potência muscular. O corredor de trail dificilmente terá um pace tão bom quanto um atleta de asfalto, mas a tendência é que a resistência física seja superior.

O preparador físico Márcio Maciel diz, inclusive, que a velocidade pode melhorar no asfalto se o corredor adota no treinamento regular alguns exercícios de potência, força e estabilidade típicos do trail running. Estudos apontam aumento do gasto energético em corridas com inclinação, seja por consumo maior de oxigênio (VO2 máximo) ou por exigir um padrão mecânico variado.

Vídeo: as diferenças básicas entre a corrida no asfalto e o trail running

 

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