Falta de manutenção em ar-condicionado traz danos à saúde

Crises de rinite ou sinusite, entre outras doenças, podem ser ocasionadas pela falta de manutenção no aparelho

Falta de manutenção em ar-condicionado traz danos à saúde

Crises de rinite ou sinusite, entre outras doenças, podem ser ocasionadas pela falta de manutenção no aparelho

A falta de manutenção nos aparelhos de ar-condicionado pode trazer danos à saúde. Asma, bronquite, rinite e tosse são as principais doenças causadas devido ao acúmulo de fungos, ácaros, vírus e bactérias no equipamento.

O médico alergista e imunologista, Rui Gielow, diz que é necessário a limpeza dos filtros do ar-condicionado para evitar as doenças. Crises de rinite ou sinusite também podem ser ocasionadas pela falta de manutenção no aparelho:

“Recebo muitos pacientes com crises alérgicas provocados pela poeira do ar-condicionado. Por isso sugiro a limpeza dos filtros”, diz.

Nas cidades da região é comum que as pessoas apenas façam manutenções no ar-condicionado quando o aparelho apresenta algum problema. Pedro Enrique Lazarte, de uma empresa de manutenção de ar-condicionado, diz que no verão os clientes solicitam o serviço com mais frequência, já que é o período em que o aparelho é mais utilizado.

“Geralmente não se faz a manutenção no meio do ano. Aí quando chega o verão todo mundo quer usar o ar-condicionado e começam a identificar problemas e acabam nos chamando”, conta.

Segundo ele, a não realização do trabalho preventivo faz com que o equipamento não refrigere bem. Além disso, Lazarte diz que os microrganismos são muito nocivos à saúde.

Alexandre Cidral Bergler, formado em Climatização e Refrigeração, realiza com os clientes um trabalho preventivo. O técnico conta que ao fazer a higienização no ar-condicionado, “a sujeira não comerá as peças do aparelho, não causará um barulho mais estridente, além de economizar mais energia”.

Conforme ele, com a manutenção periódica o equipamento pode durar até sete anos, caso contrário, a durabilidade chega, em média, a três anos.

Silvana Kloster do Nascimento, proprietária de uma empresa especializada em Manutenção e Assistência para Refrigeração e Ventilação, ressalta que mantendo o aparelho em ordem evita-se problemas de saúde, traz menos gastos com energia elétrica, além de proporcionar maior durabilidade do equipamento.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio