Familiares de detentos realizam novas manifestações em Blumenau

Manifestações acontecem desde segunda-feira

Familiares de detentos realizam novas manifestações em Blumenau

Manifestações acontecem desde segunda-feira

Redação

Familiares e amigos de detentos realizaram novas manifestações pacíficas em frente ao Presídio Regional de Blumenau na tarde desta terça-feira, 23. As manifestações acontecem desde segunda-feira, 22, de manhã, por volta das 9h.

Em entrevista, familiares explicaram que a motivação das manifestações é devido à proibição de visitas aos penitenciários desde março de 2020, totalizando um ano e oito meses sem contato. Eles ressaltam o fato de que tanto os presidiários quanto os visitantes já garantiram a imunização contra o coronavírus.

Além disso, os familiares também querem retornar a depositar o pecúlio – dinheiro destinado para compra dos produtos, que ajudava a alimentação dos presos. Uma das entrevistadas relata que o presídio cortou o auxílio sem motivo aparente, e que o diretor se nega a conversar com os familiares.

“Estamos nos manifestando pacificamente para poder depositar o pecúlio, para podermos levar sacola de higiene para nossos familiares, por educação para os reclusos e pelas visitas presenciais”, relata Fernanda Silva.

Ela também relata que os penitenciários estão sem consultas médicas e que os responsáveis não conseguem levar para consultas fora do presídio, por não ter carros de transporte.

SAP aguarda flexibilização

Ainda na sexta-feira, 19, a Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) emitiu uma nota afirmando que pretendia flexibilizar as regras sanitárias nos próximos dias. A intenção era evitar manifestações. Entretanto, até o momento, não houve alterações no regramento.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria de Administração Prisional e Socioeducativa (SAP) deverá anunciar nos próximos dias novas flexibilizações nas regras sanitárias, principalmente no que tange à visitação nos sistemas prisional e socioeducativo.

Nesta sexta-feira (19), durante reunião técnica para reavaliação dos protocolos de retomada das atividades no âmbito da SAP, representantes da Central Covid, Sala de Situação e Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) sinalizaram a possibilidade de alterar vários itens que foram restringidos nos últimos 18 meses, em função da Covid-19. A retomada de diversas rotinas, nas unidades prisionais e socioeducativas, está sendo viabilizada em função do avanço da vacinação contra Covid-19 e consequente queda nos índices de contaminação e de mortes.

Solicitamos aos familiares que fiquem atentos às redes sociais, site da SAP e veículos de comunicação para acompanhar o anúncio das mudanças que serão válidas, somente após publicação no Diário Oficial do Estado (DOE).


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo