Famílias atingidas por enxurrada na Itoupavazinha precisam de ajuda

Cerca de 150 ocorrências foram registradas desde a noite de sábado em Blumenau

Famílias atingidas por enxurrada na Itoupavazinha precisam de ajuda

Cerca de 150 ocorrências foram registradas desde a noite de sábado em Blumenau

Danubia de Souza

O domingo de Páscoa foi de limpeza nas casas atingidas pela enxurrada de sábado, 31, em Blumenau. Na Rua Francisca Krenkel, no bairro Itoupavazinha, mais de 10 famílias perderam todos os pertences. O ribeirão que passa às margens da via transbordou e invadiu as residências em poucos minutos.

“Foi mais de um metro de água aqui dentro da minha casa. Não deu para salvar nada! Nem móveis, nem roupas. O quartinho da minha filha pequena ficou destruído pela lama”, conta a moradora Jociele Braz.

A mãe de Jociele, Olivina Braz, mora no mesmo terreno em outra casa, e também perdeu todos os pertences.

“Nem em 2008 a água chegou a subir tanto. Eu fiquei sem nada. Até a comida que tinha na geladeira eu perdi. Essa vai ser a Páscoa mais amarga de todas”, lamenta a moradora.

Os moradores fizeram uma força tarefa para conseguir tirar os entulhos e limpar o pouco que restou. Ao longo da via, chama a atenção a quantidade de sofás, geladeiras, fogões e vários móveis e eletrodomésticos que tiveram de ser descartados.

Quem quiser ajudar as famílias atingidas dessa rua pode entrar em contato pelo fone 47 99133-0206 ou 99166-2213. Segundo a Defesa Civil, foram registradas 170 ocorrências entre a noite de sábado e a madrugada de domingo.

Tragédia

Os 101 milímetros de chuva registrados na Itoupavazinha causaram também deslizamentos de terra e duas mortes. O bairro foi o mais atingido pela chuva em Blumenau, que também gerou alagamentos em outras regiões.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio