Fenatib começa nesta sexta-feira no Teatro Carlos Gomes

Primeira peça do Festival traz histórias fictícias e reais de crianças de abrigos.

Fenatib começa nesta sexta-feira no Teatro Carlos Gomes

Primeira peça do Festival traz histórias fictícias e reais de crianças de abrigos.

Redação

O 21º Festival Nacional de Teatro para Crianças e Jovens (Fenatib) começa nesta sexta-feira, dia 13, às 9h, no Auditório Willy Sievert do Teatro Carlos Gomes, com a interpretação da peça Vozes de Abrigo, pela Cia. Laica de Curitiba (PR).

A iniciativa parte da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu), do Instituto de Artes Integradas de Blumenau (Inarti) e do Ministério da Cultura, e prevê apresentações diárias até 20 de abril, sempre com entrada franca. Os espetáculos terão como palco os auditórios Willy Sievert e Heinz Geyer, ambos no Teatro Carlos Gomes.

Vozes de Abrigo

A peça de estreia tem como tema central histórias fictícias e reais de crianças de abrigos. Trata-se de uma coleção de histórias duras que foram convertidas em metáforas e sonhos para que pudessem vir a público. Além dessa fonte temática do abrigo enquanto instituição, outras histórias contam situações de acolhimento que não necessariamente estejam vinculados ao abrigo.

A encenação tem como base conceptiva as linguagens do teatro de animação e do musical, partindo da premissa de que o teatro de animação é uma expressão direta da percepção da criança e o canto uma linguagem que atravessa tanto o sentido literal quanto metafórico. A peça, com duração de 60 minutos é indicada para crianças a partir de oito anos. A autoria e direção estão sob o comando de Fábio Nunes Medeiros.

Reservas

A organização do evento está reservando ingressos para as instituições de ensino interessadas em acompanhar as peças noturnas do 21º Fenatib. Esse pacote antecipado refere-se às apresentações previstas para os dias 13, 16 e 17 de abril: A Festa do Pijama – Grupo Oriundo de Teatro, de Belo Horizonte (MG); Bolha Luminosa – O Marujo e a Tempestade – Cia. Teatro Lumbra, de Porto Alegre (RS); Fim? – Grupo Esparrama, de São Paulo (SP); e Um Sonho – Detalhe Teatro, de Blumenau. As reservas podem ser feitas, das 8h30 às 11h30 e das 14h às 17h, pelo telefone 3381-6183. Todas as apresentações são gratuitas.
Veja a programação completa.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo