Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest terá apresentação de 122 coreografias

Há 24 grupos participantes

Ao todo, 122 coreografias, de 24 grupos participantes, serão apresentadas durante o Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest, em Blumenau. Trata-se de um evento competitivo de danças germânicas realizado por meio de uma parceria inédita entre o Festival de Dança de Joinville — o maior do gênero no mundo e um dos principais agentes de valorização da dança no Brasil — e a Oktoberfest, maior evento do gênero das Américas.

“O Festival entra com toda a sua expertise para a realização da competição, e a Oktoberfest traz toda a sua tradição, em uma iniciativa que tem como objetivo fortalecer a identidade cultural e preservar as danças germânicas”, ressalta Ely Diniz, presidente do Instituto Festival de Dança de Joinville.

A competição entre grupos é dividida em duas perspectivas: cultural e cênica. Assim, o festival acontecerá de 13 a 15 de outubro (perspectiva cultural) e de 20 a 22 de outubro de 2025 (perspectiva cênica).

As apresentações serão realizadas no ginásio Galegão, com eliminatórias e finais distribuídas ao longo das datas. O grupo vencedor de cada categoria também receberá prêmio em dinheiro e garantirá participação nos Palcos Abertos do 43º Festival de Dança de Joinville, em 2026.

A perspectiva cultural é voltada às danças tradicionais praticadas por grupos folclóricos germânicos, destacando-as como expressão identitária. Ela será subdividida em:

Dança Coletiva Cultural Adulta – nascidos até 2007 ou antes (idade mínima de 18 anos). A coreografia deverá ter, no mínimo, 12 participantes e poderá contar com até 20% de bailarinos(as) com idade entre 16 e 18 anos;

Dança Coletiva Cultural Sênior – nascidos até 1965 ou antes (idade mínima de 60 anos). A coreografia deverá ter, no mínimo, 10 participantes e poderá contar com até dois participantes com idade mínima de 18 anos;

Dança Coletiva Schuhplattler – Conjunto – faixa etária livre e coreografia com, no mínimo, seis participantes. A música é de livre escolha, desde que respeite a tradição do Schuhplattler;

Preisplatteln Schuhplattler – Solo – nascidos até 2007 ou antes (idade mínima de 18 anos).

Já a perspectiva cênica enfatiza a dança germânica como arte e espetáculo, permitindo uma abordagem mais performática, com liberdade artística na criação coreográfica a partir de elementos da cultura germânica.

Esta categoria é subdividida em:

Dança Coletiva Cênica Adulta – nascidos até 2009 ou antes (idade mínima de 16 anos). A coreografia deverá ter, no mínimo, oito participantes e até 20% de bailarinos(as) com idade inferior a 16 anos;

Concurso de Valsas Germânicas – nascidos até 2010 ou antes (idade mínima de 15 anos);

Concurso de Rheinländer – nascidos até 2010 ou antes (idade mínima de 15 anos).

Cronograma de apresentações

Perspectiva Cultural
● 13/10 – 19h: Dança Coletiva Cultural Adulta – Eliminatórias
● 14/10 – 19h: Dança Coletiva Cultural Sênior – Rodada única
Dança Coletiva Adulta – Finais
● 15/10 – 20h: Preisplatteln – Rodada Eliminatória e Rodada Final

Perspectiva Cênica
● 20/10 – 19h: Dança Coletiva Cênica – Eliminatórias
● 21/10 – 19h: Dança Coletiva Cênica – Finais
Valsas Germânicas – Eliminatória
Rheinländer – Eliminatórias
● 22/10 – 20h: Valsas Germânicas – Finais
Rheinländer – Finais

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo