FIFA aprova quatro alterações nas regras do futsal

As mudanças prometem mudar bastante a dinâmica do jogo

FIFA aprova quatro alterações nas regras do futsal

As mudanças prometem mudar bastante a dinâmica do jogo

Redação

Em reunião realizada na Eslovênia, a FIFA aprovou na última semana mudanças em algumas regras do futsal.  Ao todo, foram quatro mudanças apresentadas. A mais polêmica delas é a possibilidade de laterais e escanteios serem cobrados com as mãos. Quando a alteração da regra for homologada, o cobrador terá o direito de escolher entre repor a bola com os pés – como é feito desde o início da Era FIFA – ou com as mãos. A FIFA entende que a mudança contribuirá para o aumento do número de gols no futsal.

As outras alterações aprovadas pela FIFA foram em relação à reposição de bola por parte do goleiro, ao uso do goleiro-linha e às decisões por pênaltis. Visando aperfeiçoar o jogo tático das equipes, os goleiros não poderão mais lançar a bola diretamente ao ataque. A partir de agora, a bola terá de tocar na quadra de defesa antes de chegar à outra metade. A regra era usada no antigo Futsal Fifusa, disputado antes dos anos 90 com uma bola mais pesada.

Recurso muito comum no futsal da atualidade, o goleiro-linha (quinto jogador atuando como um falso goleiro) só poderá ser utilizado por uma equipe que estiver perdendo. Quanto às disputas por pênaltis em jogos eliminatórios, o número de cobranças muda de três para cinco, como acontece no futebol de campo.

Essas mudanças devem influenciar até o time de futsal de Blumenau, que pela primeira vez vai participar da Liga Nacional de Futsal, com previsão de início na segunda quinzena de março.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio