Fiscalização da Fazenda visita mais de 320 empresas da região de Blumenau

Fiscais encontraram irregularidades em operações com cartões e na emissão de cupons fiscais

Fiscalização da Fazenda visita mais de 320 empresas da região de Blumenau

Fiscais encontraram irregularidades em operações com cartões e na emissão de cupons fiscais

Redação

A Secretaria de Estado da Fazenda promoveu, na semana que antecedeu o Dia das Mães, uma grande operação de fiscalização no comércio varejista. Mais de 4,2 mil estabelecimentos foram fiscalizados em 152 cidades. Na região de Blumenau, os fiscais visitaram 326 empresas.

“Foram visitadas 52,64% empresas a mais do que a operação realizada no ano passado. Mobilizamos 242 auditores fiscais durante dois dias, para verificarem a regularidade na emissão de cupons fiscais no comércio varejista”, explica o secretário da Fazenda, Paulo Eli.

A operação visitou lojas de confecções, acessórios, joalherias, calçados, artigos para o lar, restaurantes, entre outros. Entre as irregularidades encontradas, foi constatada a existência de uma solução de automação comercial que permitia a emissão de documento não fiscal e o respectivo pagamento com cartão de crédito.

Também foram averiguados diversos estabelecimentos que estavam indevidamente cadastrados na categoria microempreendedor individual (MEI), cujo faturamento deve ser inferior a R$ 81 mil por ano.

“Encontramos, ainda, uma grande quantidade de equipamentos de cartão de crédito vinculados a CPF ou indicando CNPJ diferente daquele da empresa”, revelou o diretor de Administração Tributária, Rogério Mello.

No balanço feito em todo o estado, a operação flagrou 975 infrações e emitiu 712 termos aos empresários.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo