Fortes chuvas e granizo: cidades em Santa Catarina registram estragos após temporais
A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil alerta para alto risco de destelhamentos, queda de energia e granizo com a chegada de uma frente fria
Como alertado pela Defesa Civil, a tarde de quarta-feira, 4, já foi marcada por temporais em diversas regiões do Grande Oeste e do norte de Santa Catarina. O extremo oeste e o oeste catarinense já registraram relatos pontuais de granizo e vendavais.
Em São Miguel do Oeste, uma tempestade se formou rapidamente sobre o município e provocou vendaval, resultando no destelhamento de edificações e na queda de energia elétrica em algumas ruas. Imagens do radar meteorológico de Chapecó mostram a rápida evolução da nuvem de tempestade sobre a cidade. Em menos de 15 minutos, o fenômeno causou danos em áreas pontuais.
Em Blumenau
A Prefeitura de Blumenau, por meio da Defesa Civil, divulgou um alerta para a previsão de tempo instável em todo o estado de Santa Catarina a partir da tarde de quarta-feira, 4, devido à formação e ao avanço de uma frente fria. Há risco de queda de granizo com temporais isolados e rajadas de vento.
O risco para ocorrências como alagamentos pontuais, danos na rede elétrica, destelhamentos e queda de galhos e árvores é considerado moderado a alto na região.
Entre o final da noite de quarta e a quinta-feira, 5, a frente fria se desloca pelo estado, intensificando as instabilidades e elevando o risco de alto a muito alto. Nessas condições, podem ocorrer chuvas intensas, vendavais, enxurradas, quedas de galhos e árvores, além de destelhamentos e danos à rede elétrica.
Temporais em Santa Catarina
Nas próximas horas, os temporais devem continuar ocorrendo de forma isolada, mas com forte intensidade, acompanhados de raios, ventos fortes e queda de granizo.
“A Defesa Civil de Santa Catarina reforça o alerta para risco alto a muito alto de ocorrências como destelhamentos, danos à rede elétrica, queda de galhos e árvores. A recomendação é para que a população acompanhe os avisos meteorológicos e evite se expor a áreas de risco durante os períodos de instabilidade”, diz o órgão em nota.
Leia também:
1. Como um contrato de 1874 mudou para sempre a história de Blumenau e a região do Vale do Itajaí
2.Projeto de municipalização do Complexo do Sesi avança na Alesc
3. Mulher é condenada a 10 anos de prisão por tentar matar enteado para se livrar de dívida em Gaspar
4. Embaixadora da Veolia e primeira montanhista negra latino-americana a subir o Everest faz palestra gratuita em Blumenau
5. Blumenau é a cidade de SC que mais deve gastar com presentes no Dia dos Namorados