Furb oferece licenciaturas gratuitas e bolsas de ajuda de custos para futuros professores

Além de aulas da Universidade de Blumenau, instituições catarinenses também serão beneficiadas

Furb oferece licenciaturas gratuitas e bolsas de ajuda de custos para futuros professores

Além de aulas da Universidade de Blumenau, instituições catarinenses também serão beneficiadas

Redação

Futuros professores do Médio Vale do Itajaí e de outras regiões do estado terão um grande empurrão da Universidade Regional de Blumenau (Furb). Com o edital do Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior (Fumdes) do governo de Santa Catarina, a instituição vai oferecer licenciaturas gratuitas.

Ao todo, 13 cursos de licenciatura terão 40 vagas com mensalidades totalmente gratuitas. Além disso, os 30 primeiros inscritos de cada curso ainda vão ganhar uma bolsa no valor de R$ 400 mensais, para ajuda de custos.

A iniciativa busca a formação de professores para atuarem na educação básica do Estado. O Pró-Reitor de Ensino da Furb, professor Romeu Hausmann, destaca que a aprovação dos cursos pelo edital é um marco para a Universidade.

“Reforça nosso compromisso com a comunidade, com a formação de professores e com o nosso DNA público, que a Furb tem e sempre terá”, afirma.

Parceria com outras instituições

Mas além da sede em Blumenau, a Furb fechou parcerias com outras instituições do Sistema Acafe para estender as licenciaturas a outras regiões do Estado. Assim, em Blumenau serão ofertados os cursos de Ciências da Religião, Educação Especial e Letras Português.

Ciências da Religião também será ofertado nas cidades de Itapiranga, Jaraguá do Sul, Joaçaba, Lages, Laguna e Tubarão. Em Laguna, também serão ofertas as licenciaturas de Letras – Inglês e Artes e em Jaraguá do Sul, Química e Filosofia.

“Essas parcerias foram estabelecidas para que a gente conseguisse atuar fora da nossa sede, mantendo a qualidade dos nossos cursos, que é muito importante para nós”, afirma Romeu.

As instituições parceiras são a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac); a Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó); a Universidade do Oeste de Santa Catarina (Unoesc); Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc) e o Centro Universitário Católica de Santa Catarina, instalado em Jaraguá do Sul.

“Todos serão alunos da Furb. Estarão no sistema acadêmico da Universidade de Blumenau e usufruirão de todos os benefícios de que os estudantes da Furb usufruem” reforça Hausmann.

Conforme o edital Fumdes que credenciou a Furb para a oferta das licenciaturas, as aulas devem iniciar até o dia 18 de agosto. Com o lançamento dos editais de matrículas serão abertas as inscrições. Neles, constarão todas as informações importantes, como datas e prazos para que os alunos façam sua inscrição.

“Este processo vai ser totalmente virtual, de forma remota, e os estudantes de outras regiões não precisam se preocupar com o deslocamento para fazer a sua inscrição”, antecipa o pró-reitor.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Blumenau. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo