GALERIA – Como foi a operação de abordagem social de pessoas em situação de rua em quatro bairros de Blumenau
Seis pessoas aceitaram atendimento no Centro POP
Nesta quarta-feira, 4, a Secretaria de Desenvolvimento Social de Blumenau (Semudes) realizou uma ação de abordagem social com apoio da Polícia Militar e da Secretaria de Trânsito e Transportes (SMTT). A operação ocorreu na região central e nos bairros Progresso, Garcia e Velha.
Seis pessoas abordadas aceitaram ser encaminhadas ao Centro POP para atendimento. A unidade oferece serviços como alimentação, higiene, orientações e possibilidade de encaminhamento a abrigos ou comunidades terapêuticas.
“Estamos sempre buscando atender as regiões onde a comunidade mais aciona a nossa equipe com essas ações conjuntas entre a Polícia e os órgãos da Prefeitura. Vamos buscar ajudar essas pessoas, porque nenhum ser humano merece viver nessas condições”, diz o prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari.

O secretário de Desenvolvimento Social, Rafael Burgonovo, reforçou a necessidade da colaboração da população.
“Sempre reforçamos para a comunidade acionar a Prefeitura em vez de oferecer esmolas. Assim podemos garantir que essas pessoas tenham acesso aos atendimentos adequados. Para solicitar apoio da Abordagem Social, basta ligar para o telefone 156, opção 2”, explica Rafael Burgonovo.
Blumenau mantém estrutura de atendimento à população em situação de rua
A Prefeitura de Blumenau disponibiliza diferentes serviços voltados ao atendimento da população em situação de rua. As ações envolvem acolhimento, orientação e encaminhamento a serviços públicos e entidades parceiras.
Entre os principais atendimentos está a Abordagem Social, que funciona 24 horas por dia, com chamadas pelo telefone 156, opção 2. A equipe atua na identificação de pessoas em situação de vulnerabilidade e realiza os devidos encaminhamentos.
Além disso, o município mantém parcerias com as organizações da sociedade civil Instituto Família Feliz e Instituto Edificando Vidas. As instituições oferecem acolhimento temporário em abrigos e casa de passagem, com atendimento ininterrupto.
Para quem não aceita acolhimento em abrigos, o atendimento ocorre no Centro POP. O espaço fornece alimentação, banho, higiene pessoal e suporte psicossocial. O funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h, na rua Rudolf Roedel, 147, no bairro Salto Weissbach.
Outro ponto de apoio são os encaminhamentos para reinserção social. As equipes técnicas atuam na regularização de documentos, inclusão no mercado de trabalho e, quando necessário, retorno à cidade de origem. Também há possibilidade de encaminhamento para comunidades terapêuticas por meio da Diretoria de Políticas sobre Drogas e Reintegração Social.
Veja fotos da operação:
Leia também:
1. Como um contrato de 1874 mudou para sempre a história de Blumenau e a região do Vale do Itajaí
2.Projeto de municipalização do Complexo do Sesi avança na Alesc
3. Mulher é condenada a 10 anos de prisão por tentar matar enteado para se livrar de dívida em Gaspar
4. Embaixadora da Veolia e primeira montanhista negra latino-americana a subir o Everest faz palestra gratuita em Blumenau
5. Blumenau é a cidade de SC que mais deve gastar com presentes no Dia dos Namorados
Veja agora mesmo!
Peixe enrolado na cebola, Rollmops é resgatado ao prato dos blumenauenses: